Esportes

McLaren pilotada por Senna na primeira vitória em Interlagos vai à leilão

03 nov 2025 às 18:31

O lendário chassi McLaren MP4/6-1, carro que levou Ayrton Senna à sua emocionante e primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos, em 1991, será colocado à venda. O chassi MP4/6-1 é o primeiro da série e, foi o único a ser utilizado naquela corrida, e está avaliado entre 12 milhões e 15 milhões de dólares (R$64,6 milhões e R$80,7 milhões, na cotação atual). 


A vitória de Senna em 1991 é considerada uma de suas maiores atuações, na qual ele superou problemas no câmbio nas voltas finais, e terminou a corrida preso à sexta marcha. O brasileiro cruzou a linha de chegada com uma margem de apenas 2.991 segundos sobre Riccardo Patrese, e teve que ser ajudado a sair do carro devido às cãibras.


O carro é emblemático de uma era analógica da F1, apresentando um motor V-12 de 3.5 litros capaz de produzir 720 cavalos a 13.800 rpm, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. O MP4/6 marcou a última vez que o Campeonato Mundial seria vencido por um carro com câmbio manual e motor V-12.


Antes de ser oferecido, o carro foi totalmente recomissionado para as condições de corrida pela McLaren Heritage e recebeu serviço e startup estático pelo especialista Paul Lanzante Ltd. O veículo será entregue ao novo proprietário com o Certificado de Autenticidade da McLaren e todos os equipamentos necessários para a partida (starter externo, torre de água, etc.).


O MP4/6 foi o carro que garantiu a Senna seu terceiro e último título mundial de pilotos e encerrou uma das eras mais vitoriosas da McLaren na competição.