Esportes

McLaren preocupa Red Bull, e Marko avisa: 'O campeonato está em risco'

26 ago 2024 às 09:37

O desempenho da Mclaren no GP da Holanda, que teve Lando Norris como vencedor e Oscar Piastri em quarto lugar, reabriu a briga pelo título de pilotos e, principalmente, do Mundial de Construtores de 2024 na Fórmula 1. Quem alerta para estas possibilidades é Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, equipe que tinha os títulos dados como certos até então.


O ex-piloto austríaco disse, em entrevista ao site Motorsport, que o resultado de Verstappen na Holanda (segunda colocação), atrelado a ascensão da McLaren, pode comprometer a temporada da Red Bull. “Como Max disse antes das férias de verão, a equipe tem que trabalhar mais e encontrar melhorias, porque assim o seu campeonato está ameaçado”, avaliou.


A preocupação se deu por conta da facilidade com que Norris recuperou a ponta no GP da Holanda, mesmo depois de Verstappen assumir a liderança na largada. “Quando Max foi pego por Lando, simplesmente foi embora. Então, não sei qual a diferença e o porquê. O principal é que o desgaste dos nossos pneus era muito pior do que o da McLaren e não havia nada a ser feito", analisou.  


Apesar da preocupação, Verstappen ainda lidera o Mundial de Pilotos com 295 pontos, contra 225 de Norris. No entanto, o piloto holandês completou neste domingo (25), cinco corridas sem chegar ao topo do pódio, em desempenho que contrasta com o início da temporada, em que ele venceu sete grande prêmios.


Mas se entre os pilotos a diferença ainda é grande, no Mundial de Construtores a preocupação é mais latente. Com o desempenho ruim de Sergio Pérez, mexicano que ocupa a modesta sétima colocação individualmente, a Red Bull, que tem 434 pontos, viu a McLaren, com 404, se aproximar exponencialmente, também por conta do desempenho de Piastri e Norris ser mais equilibrado.


"Temos que entender melhor o carro e ter mais equilíbrio. Com mais equilíbrio há mais confiança para o piloto e menos desgaste dos pneus. Mas as atualizações têm que trazer uma melhoria. Não apenas teoricamente, mas também em termos de tempo”, avaliou Marko.


Vale lembrar que a McLaren não vence o Mundial de contrutores desde 1998, ano em que contava com Mika Häkkinen e David Coulthard. Já a Red Bull é a atual campeã.