Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

MPMG recomenda banimento da Mancha Alviverde por dois anos após emboscada

Segundo o MP, a medida cautelar é uma estratégia para tentar evitar novos ataques, como o que aconteceu na Rodovia Fernão Dias
31 out 2024 às 09:00
Por: Band
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Ministério Público de Minas Gerais expediu nesta quinta-feira (30) uma recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o banimento temporário da torcida organizada Mancha Alviverde, do Palmeiras, pelo período de dois anos, após emboscada a torcedores do Cruzeiro. 


No documento, o promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Defesa do Consumidor do Procon-MG, Fernando Abreu, pede que a medida cautelar seja adotada em âmbito nacional, já que, segundo o ele, o risco não se restringe a Minas Gerais. 


A medida recomenda que seja proibido o uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida nos estádios e no entorno em dias de jogo.


Segundo o MPMG, a medida cautelar é uma estratégia para tentar evitar novos ataques, como o que aconteceu na Rodovia Fernão Dias, em São Paulo, no dia 27 de outubro. 


Segundo a Polícia Federal, os palmeirenses usaram pedaços de madeira e fogo para atacar os cruzeirenses que estavam em dois ônibus. Um veículo foi incendiado e outro teve os vidros quebrados. Ao todo, 17 torcedores ficaram feridos, quatro em estado grave. José Victor Miranda, de 30 anos, morreu no local.

Outras notícias

Everaldo marca de novo, Fluminense vence o Grêmio e quebra jejum pelo Brasileirão

Hugo Calderano arrasa joia sul-coreana e desafia alemão Benedikt Duda na final em Foz do Iguaçu

Após vencer o GP da Hungria, Lando Norris aponta dificuldades e desabafa: "Foi estressante"


“É fato público e notório que as desavenças entre as torcidas organizadas vêm, ao longo dos anos, causando severos transtornos à ordem pública e insegurança à sociedade, pois a escalada do conflito não cede, mesmo diante das reiteradas punições administrativas às referidas entidades. O problema, portanto, ultrapassa os limites da violência desportiva, necessitando de atuação estatal típica de combate à criminalidade organizada”, afirma o promotor.


No documento que recomenda o banimento da torcida organizada do Palmeiras, o promotor de Justiça também cobra a criação do cadastro nacional de torcedores suspensos ou impedidos de frequentar eventos esportivos. 


Além disso, o promotor Fernando Abreu pede que os clubes e sociedades anônimas do futebol adotem procedimentos internos para que torcidas organizadas associadas à prática de violência sejam proibidas de usar o símbolo/escudo, a fim de evitar sanções na esfera desportiva, haja vista a responsabilidade civil objetiva prevista na Lei Geral do Esporte.


A Federação Mineira de Futebol tem 72 horas para analisar e decidir se vai seguir a Recomendação do Ministério Público de Minas Gerais.



Torcidas que agem como “facções” serão investigadas



O Ministério Público de São Paulo (MPSP) informou que vai investigar as torcidas organizadas que agem como "facções criminosas". Para o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, o que houve neste domingo (27) foi uma "selvageria".


"Tal episódio é inaceitável e representa uma grave afronta à segurança pública e à convivência pacífica em nossa sociedade", disse o procurador-geral de Justiça, por meio de nota.


Segundo o MP, além do promotor Fernando Pinho Chiozzotto, de Mairiporã, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) também vai investigar o caso. "Há firmes evidências de que algumas torcidas organizadas atuam como verdadeiras facções criminosas, o que justifica a intervenção do Gaeco", escreveu Costa.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Tcheco não é mais técnico do Cascavel

Esportes
Imagem de destaque

Rafael Câmara amplia vantagem no campeonato após sprint da F3; Inthraphuvasak vence na Hungria

Esportes

Hamilton desabafa após cair no Q2 na Hungria: "Eu sou inútil"

Esportes

Alonso brinca dores nas costas após P5 na Hungria: "Talvez precise me lesionar mais"

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 19 anos morre em acidente durante a madrugada na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher morre durante festa de casamento da filha em Ivaiporã

Brasil
Brasil

Mulher é encontrada morta em motel após autorizar saída de parceiro antes do fim da estadia

Cidade
Londrina e região

Ato pró-Bolsonaro acontece no centro de Londrina e outras cidades do Brasil

Cidade
Londrina e região

Número de voos para Curitiba deve ser reduzido nesta segunda; comissão emite ofício

Podcasts

Tá no Pod | CONCRE ABC | Conheça a história por trás da CONCRE ABC | David Comino

Podcast Eleva+ Cast | EP 18 | GLP e Segurança em Condomínios | Consigaz

Podcast Pretexto Sonoro | EP 1 | Um debate sobre CLT e PJ | Laurito Lira e Robson Pires

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.