No Apito Final deste domingo (25), Craque Neto e seus comentaristas debateram sobre pênaltis marcados e não marcados no clássico entre Palmeiras e Flamengo, que terminou com vitória rubro-negra pelo placar de 2 a 0.
O primeiro lance discutido foi um cruzamento de Facundo Torres, do Palmeiras , que bateu no braço de Varela, do Flamengo. No campo, Ramon Abatti Abel assinalou a penalidade, mas foi chamado pelo VAR para analisar se o jogador do mengão estava dentrou ou fora da área. O pênalti foi mantido, Piquerez bateu e Rossi defendeu.
Neto, Marília Ruiz e Oscar Roberto Godói acharam que o contato da bola com o braço foi dentro da área, enquanto Leandro Quesada e Téo José, marcariam a penalidade. Mesmo discordando do fato de ser pênalti ou não, todos os participantes concordaram que é um lance difícil e Godoy explicou a dúvida da arbitragem.
“Nessa imagem da a impressão de ser dentro da área, na imagem mais baixa da a impressão de ser fora”, disso o ex-árbitro.
Marília citou o áudio do árbitro de vídeo Wagner Reway no lance, que disse ao árbitro de campo: "Por ser um lance fino, eu acho melhor você dar uma olhada comigo. Revisão para 'fora da área', ok?".
"O pé está mais dentro da linha, o corpo todo em linha, não tem outra imagem? A tendência é que o jogador esteja dentro. Vou manter o pênalti", disse Ramon Abatti Abel, que manteve o pênalti que acabou desperdiçado por Piquerez.
Neto e companheiros também comentaram sobre um lance reclamado pelos palmeirenses de Alex Sandro em Vitor Roque. O atacante caiu na área após um suposto empurrão do lateral rubro-negro. Nada foi marcado. Todos no programa concordaram que não foi falta e que o árbitro acertou ao não marcar a penalidade.
Mesmo concordando que não houve falta, Godoy criticou a falta de critério e disse que “nos padrões do Brasil, é pênalti".
Por último também foi debatido o lance envolvendo Arrascaeta e Murilo. O meia do Flamengo driblou o zaguerio palmeirense dentro da área, sentiu um contato do braço de Murilo na barriga e caiu. O juiz não marcou nada, foi chamado pelo VAR, reviu o lance e assinalou a penalidade, batida e convertida pelo próprio uruguaio.
“É uma vergonha dar um pênalti desse”, criticou o Craque Neto.
“Esse não foi nunca”, concordou Téo José.
Leandro Quesada também não achou pênalti, mas criticou Murilo, dizendo que o zagueiro palmeirense “precisa ser mais inteligente”, pra não dar motivo para a arbitragem.