A Fórmula 1 chega a sua 24ª etapa da temporada 2025 neste final de semana com Lando Norris liderando a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesta sexta-feira (05).
O líder do campeonato comandou o TL1 com um tempo 1:24.485, sendo apenas oito milésimos mais rápido que Max Verstappen nesta manhã. Charles Leclerc, Kimi Antonelli e Nico Hülkenberg completaram o top-5 no Circuito de Yas Marina.
Quem também teve uma ótima primeira sessão foi Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro da Sauber ficou apenas dois décimos atrás de Lando Norris (0.257) e terminou em sétimo colocado.
A Fórmula 1 retorna, ainda nesta sexta-feira (05), para a disputa do treino livre 2 do Grande Prêmio de Abu Dhabi, às 9h50, no horário de Brasília. Não perca nenhuma emoção na tela da Band!
Como foi o TL1 do GP de Abu Dhabi
Como foi o TL1 do GP de Abu Dhabi
A pista ainda estava "verde" e empoeirada no início das atividades. A maioria dos pilotos optou por começar com pneus duros, enquanto Norris, Hulkenberg, Colapinto e Shields escolheram os médios, e Pato O'Ward foi de macios. George Russell foi o último a deixar os boxes, também de duros.
Max Verstappen foi o primeiro a ditar o ritmo, marcando 1m 27.130s logo de cara. No entanto, a sessão inicial teve seus dramas: Luke Browning teve problemas de rádio (muita estática) e acabou atrapalhando Isack Hadjar.
Oliver Bearman sofreu com problemas hidráulicos e teve que se arrastar de volta aos boxes, perdendo uma parte considerável do treino e Carlos Sainz reclamou dos freios de seu carro. Porém, nada que impediu o piloto espanhol de assumir a ponta da tabela.
Conforme a pista ganhava aderência, os tempos caíam. Norris assumiu a ponta com pneus médios (1m 25.820s), mas foi Kimi Antonelli quem chamou a atenção. O novato da Mercedes colocou pneus duros e superou Sainz por apenas 0.004s para liderar momentaneamente.
Isack Hadjar também mostrou serviço pela Racing Bulls marcando 1m 25.245s e assumindo a ponta antes das simulações de classificação.
Na segunda metade do treino, os pneus macios (C5) entraram em cena. Verstappen cravou 1m 24.493s. A Mercedes mostrou força, com Russell ficando a 0.240s do holandês e Antonelli subindo para terceiro.
Lando Norris teve um primeiro momento de tensão ao abortar sua volta rápida após uma escapada na Curva 2. Enquanto isso, Charles Leclerc colocou a Ferrari na briga, ficando a menos de um décimo do tempo de Verstappen.
Nos minutos finais, mesmo com pneus macios já usados, Lando Norris conseguiu uma volta limpa para marcar o melhor tempo do dia. O top 3 ficou separado por míseros 0.016s, indicando uma batalha intensa para o fim de semana:
- Lando Norris - 1:24.485
- Max Verstappen (Red Bull): P2 (+0.008s)
- Charles Leclerc (Ferrari): P3 (+0.016s)
- Kimi Antonelli (Mercedes): P4 (+0.123s)