Encerrada a edição de 2024 das Olimpíadas, em Paris, os atletas agora vão se preparar para os Jogos Olímpicos de 2028, que acontecerá em Los Angeles – veja as datas da próxima Olimpíada.
Para LA-2028, alguns ‘novos’ atletas terão a oportunidade de viver a experiência olímpica. Em 2023, o COI (Comitê Olímpico Internacional) confirmou a entrada de novos 5 esportes no quadro de modalidades. São eles:
Críquete
Flag Football
Squash
Beisebol/softball
Lacrosse
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, disse Thomas Bach, presidente do COI.
Flag football é uma variação do futebol americano, só que com menos contato. Ao invés de derrubar o adversário com um tackle, o atleta deve retirar uma fita (flag) que fica presa à cintura do rival.
O beisebol e sua versão feminina, de nome softball, retornam aos Jogos Olímpicos depois de ficar fora em Paris. A modalidade fez parte do programa olímpico entre 1996 e 2008.
Já o críquete será realizado em uma versão menor, chamada twenty. O squash, por sua vez, tentava se tornar olímpico há cerca de 20 anos e finalmente estreará nos Jogos.
Por fim, o lacrosse, que é uma modalidade difundida em universidades nos Estados Unidos, terá uma versão reduzida em Los Angeles-2028, com seis jogadores de cada lado.
A modalidade já esteve no programa olímpico no início do século passado, há mais de cem anos. Ela consiste em jogadores que tentam arremessar uma bola de borracha no gol adversário usando um taco com uma rede na ponta. Apenas os goleiros podem tocar a bola com as mãos.