Esportes

Os irmãos ‘marteleiros’ separados pelo esporte

10 set 2022 às 09:27

Uma família inteira unida por meio do esporte, mais precisamente, o atletismo. Esta é a família Abílio Barbosa. Incentivados pelos pais Abílio e Eliane, os irmãos Camila, Luis Felipe e Abílio Antônio ingressaram no lançamento de martelo. Camila, a primogênita, foi a primeira a se destacar no esporte. Logo depois, Luis Felipe, o irmão do meio, seguiu os rumos da mana. E logo depois, o caçulinha Abílio também mostrou potencial para o esporte.


Dos três, hoje, quem está em evidência é o irmão do meio, o Luis Felipe Abílio Barbosa, de 16 anos. Ele foi campeão brasileiro de atletismo Sub-18, evento que ocorreu em Bragança Paulista. Na prova de lançamento de martelo, ele alcançou uma incrível marca de 67,26 metros. Esse resultado tornou Luis Felipe um atleta de Seleção Brasileira de Atletismo. E ele irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano. Essa competição será em São Paulo e Luis Felipe irá competir nesta sexta (09). E se a medalha de ouro vier nessa competição, ele garantirá presença no Campeonato Pan-Americano de Atletismo e também no Mundial da China. O atleta cascavelense compete por Londrina, assim como os dois irmãos. 

Dono de uma das melhores marcas do país, Luis Felipe acredita que tem condições de ser campeão sul-americano. “Quero conquistar a melhor marca do Brasil. Para mim, é um orgulho muito grande representar o meu país”, disse.


Durante os treinamentos no CNTA, Luis Felipe teve a companhia do irmão Abílio Antônio, de 13 anos. O caçula revela que seguiu os passos do irmão no esporte. E que estará na torcida por Luis Felipe, em São Paulo. Porém, ele tem os próprios desafios no esporte. E, vai disputar o Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-16. Essa competição será nos dias 10 e 11 de setembro. Isso significa que a família, que se uniu em torno do esporte, estará meio separada em virtude do mesmo esporte.