Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

Real Madrid é contra a possibilidade dos jogos de LaLiga serem disputados nos EUA

Presidente de LaLiga quer internacionalizar competição com partidas fora do continente europeu
12 ago 2025 às 16:50
Por: Band
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Possibilidade de uma partida de LaLiga ser realizada nos Estados Unidos não agradou o Real Madrid que se opôs a decisão. Ideia de Javier Tebas é internacionalizar a competição espanhola jogando em outros países.


Partida escolhida foi Barceloa x Villareal, pela última rodada da competição, no dia 20 de dezembro no Hard Rock Stadium, em Miami.


Em nota, o Real Madrid afirmou que ideia vai contra o princípio da reciprocidade territorial e altera o equilíbrio da competitividade. Além disso, os Merengues afirmaram que a integridade de LaLiga exige que as partidas sejam disputadas em igualdade.


“A medida, implementada sem informação prévia ou consulta aos clubes participantes da competição, viola o princípio essencial da reciprocidade territorial que rege as competições de ligas de rodada dupla (uma partida em casa e outra na casa do time adversário), alterando o equilíbrio competitivo e concedendo uma vantagem esportiva indevida aos clubes requerentes", escreveu o clube.

Outras notícias

Com Xabi Alonso na berlinda, Real Madrid e City se enfrentam pela Champions

Ídolo do Corinthians, Cássio encara ex-clube em semifinal da Copa do Brasil

Copa Intercontinental: entenda o regulamento e o formato do torneio


Para que a partida seja disputada nos Estados Unidos, além da autorização da Real Federação Espanhol, LaLiga precisará também da liberação da Uefa, US Soccer e Concacaf, com cada fase sendo atualizada à FIFA.


Leia a nota oficial:


O Real Madrid CF deseja expressar aos seus sócios, torcedores e fãs de futebol em geral sua firme rejeição à proposta de realizar a partida correspondente à 17ª rodada do Campeonato Nacional da Primeira Divisão entre Villarreal CF e FC Barcelona fora da Espanha.


A medida, implementada sem informação prévia ou consulta aos clubes participantes da competição, viola o princípio essencial da reciprocidade territorial que rege as competições de ligas de rodada dupla (uma partida em casa e outra na casa do time adversário), alterando o equilíbrio competitivo e concedendo uma vantagem esportiva indevida aos clubes requerentes.


A integridade da competição exige que todas as partidas sejam disputadas nas mesmas condições para todas as equipes. Modificar unilateralmente esse regime viola a igualdade entre os competidores, compromete a legitimidade dos resultados e estabelece um precedente inaceitável que abre caminho para exceções baseadas em interesses alheios aos estritamente esportivos, afetando claramente a integridade esportiva e correndo o risco de adulteração da competição. Se essa proposta for implementada, suas consequências serão tão graves que marcarão uma virada para o mundo do futebol.


Qualquer modificação deverá, em todos os casos, contar com a concordância expressa e unânime de todos os clubes participantes da competição, além de respeitar rigorosamente as normas nacionais e internacionais que regem a organização de competições oficiais.


Em defesa deste princípio, o Real Madrid já realizou três ações específicas:


1. Solicitar que a FIFA, como garantidora das regras internacionais do futebol, não autorize a partida sem o consentimento prévio de todos os clubes participantes da competição.


2. Solicitar à UEFA, como garante da integridade das competições europeias e da coerência regulatória com a FIFA, que inste a RFEF a retirar ou indeferir o pedido, reafirmando o critério estabelecido em 2018 que impede que partidas oficiais de competições nacionais sejam disputadas fora do território nacional, exceto em circunstâncias excepcionais devidamente justificadas, as quais não se aplicam aqui.


3. Solicitar ao Conselho Superior de Esportes que não conceda a autorização administrativa necessária sem o consentimento unânime.


O Real Madrid reafirma seu compromisso com o respeito às normas nacionais e internacionais que garantem a lisura e o bom funcionamento das competições oficiais e defenderá seu cumprimento perante todos os órgãos competentes.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Prêmio Brasil Paralímpico consagra estrelas da natação

Esportes
Imagem de destaque

Flamengo encara mexicano Cruz Azul na estreia da Copa Intercontinental

Esportes

Supercopa Aurinegro define campeões da base em Cascavel

Esportes

Inspiração fitness: idosa de 84 anos viraliza praticando crossfit

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.