Não é de hoje que o público da F1 se acostumou a ver uma equipe trocar de pilotos no decorrer de uma temporada. No entanto, a profissionalização da categoria com o passar dos anos tem transformado uma mudança de titular em algum surpreendente. Basta lembrar: o último ano em que todas as equipes mantiveram seus dois pilotos ao longo de todo o campeonato foi em 2018.
Em 2025, passadas seis etapas, três equipes já trocaram de pilotos. Na primeira, a Red Bull mandou Liam Lawson para a Racing Bulls e buscou Yuki Tsunoda na equipe satélite. Na mais recente, a Alpine colocou Jack Doohan na reserva e escalou Franco Colapinto para a vaga a partir do GP da Emilia-Romagna.
Sem surpresas, todas as equipes do grid atual da Formula 1 já realizaram trocas do tipo. Algumas mais recentes, como as já citadas Red Bull e Racing Bulls, e algumas há muito mais tempo.
Relembre a última troca de pilotos de cada equipe da F1:
Red Bull: GP do Japão 2025
- Insatisfeita com os resultados de Liam Lawson, a Red Bull mandou o neozelandês para a Racing Bulls; de lá, trouxe Yuki Tsunoda como substituto.
Racing Bulls: GP do Japão 2025
- Naturalmente, com as decisões da Red Bull, a Racing Bulls também promoveu uma troca: mandou Yuki Tsunoda para a equipe principal e acolheu Liam Lawson de volta.
Alpine: GP de Abu Dhabi de 2024
- Esteban Ocon negociou uma vaga na Haas para 2025, então a Alpine optou por dispensar o francês antes da última etapa de 2024. Jack Doohan, então reserva, foi escalado para substituí-lo, assinando contrato também para 2025.
Williams: GP da Itália 2024
- Insatisfeita com os resultados de Logan Sargeant desde 2023, a Williams decidiu afastar o norte-americano durante a temporada de 2024. Franco Colapinto foi escalado para a vaga até o final do ano.
Haas: GP de Sakhir 2020
- Uma troca por motivo de força maior. Então titular, Romain Grosjean se aposentou da Fórmula 1 após um violento acidente no GP do Bahrein de 2020 – Pietro Fittipaldi assumiu a partir do GP de Sakhir. Depois disso, o time teve apenas trocas pontuais – na última delas, Oliver Bearman substituiu Kevin Magnussen no GP de São Paulo de 2024.
Ferrari: GP da Itália de 2009
- O time chegou a ter uma troca pontual no GP de Arábia Saudita de 2024, quando Carlos Sainz ficou fora em decorrência de uma apendicite e deu lugar a Oliver Bearman. Mas a última troca de piloto foi no GP da Itália de 2009, quando a escuderia buscou Giancarlo Fisichella na Force India para assumir a vaga de Luca Badoer, que substituía o lesionado Felipe Massa.
Aston Martin*: GP da Itália de 2009
- A última troca da Aston Martin aconteceu em 2009, quando o time ainda era a Force India: Vitantonio Liuzzi assumiu a vaga de Giancarlo Fisichella, recrutado pela Ferrari até o final do ano, a partir do GP da Itália. Com a identidade atual, a última (e única) mudança aconteceu no começo de 2022, quando o reserva Nico Hulkenberg substitutiu Sebastian Vettel em duas provas por motivos de saúde.
Sauber*: GP de Singapura de 2010
- Na última troca pontual, a Sauber – então correndo sob a marca da Alfa Romeo – escalou Robert Kubica para substituir Kimi Raikkonen em duas provas de 2021 depois que o finlandês foi diagnosticado com covid-19. Mas a última troca permanente é mais antiga: no GP de Singapura de 2010, o time colocou Nick Heidfeld para assumir a vaga dos dispensado Pedro de la Rosa.
McLaren: GP da França de 2006
- A última vez em que a McLaren precisou de um terceiro piloto foi no GP de Mônaco de 2017, quando Fernando Alonso pediu para disputar as 500 Milhas de Indianápolis e foi substituído por Jenson Button. Mas a última troca permanente veio em 2006: Juan Pablo Montoya resolveu se aposentar no meio do ano e foi substituído por Pedro de la Rosa.
Mercedes*: GP do Japão de 2003
- No GP do Japão que encerrou a temporada de 2003, a BAR escalou Takuma Sato para substituir Jacques Villeneuve, que pediu para deixar a equipe. Desde então, a equipe virou Honda, depois Brawn e, enfim, Mercedes. O time alemão nunca trocou de piloto no decorrer da temporada, mas já precisou promover uma substituição provisória: no GP de Sakhir de 2020, Lewis Hamilton foi afastado por questões de saúde e deu lugar a George Russell, então na Williams.
* As trocas foram feitas ainda em identidades anteriores das equipes