Esportes

Restam sete vagas nas oitavas de final da Liga Nacional

23 ago 2024 às 10:28

Faltam apenas três rodadas para o fim da fase de classificação da Liga Nacional. Esta etapa da competição será concluída no dia 07 de setembro, com todos os jogos da última rodada ocorrendo de maneira simultânea. A última rodada irá definir os 16 times que seguem rumo ao título da Liga, bem como os confrontos das oitavas de final. Depois do dia 07, oito clubes vão se despedir da Liga Nacional, lembrando que este ano a competição tem rebaixamento, o que tornará as últimas rodadas ainda mais dramáticas.

Mas para os sete times do Paraná, a meta é avançar para as oitavas de final. Dois times já estão matematicamente classificados. O Umuarama, que hoje é o sétimo colocado com 34 pontos, e o Pato Futsal, que aparece no oitavo lugar com 33 e tem um jogo a menos. Obviamente, ambos tentarão encerrar essa fase da Liga entre os oito primeiros colocados para que tenham a vantagem de fazer o jogo de volta das oitavas em casa. Os dois times consolidaram a vaga no mata-mata na rodada passada. Os outros cinco times do Paraná estão nessa luta. Três deles – Cascavel Futsal, Campo Mourão e Marreco de Francisco Beltrão – aparecem no G-16. E outros dois – Esporte Futuro e Foz Cataratas – hoje estariam fora das oitavas.

O detalhe é que, faltando três rodadas para o fim da competição e mais alguns jogos atrasados, nove times estão garantidos nas oitavas de forma matemática. Além de Umuarama e Pato, estão classificados o líder Magnus Sorocaba, dono da melhor campanha com 49 pontos, o Jaraguá, o Joinville, o atual campeão Atlântico de Erechim, o Carlos Barbosa, o Praia Clube e o São José. Com nove classificados, restam apenas sete vagas nas oitavas de final, o que deve deixar a disputa bem intensa nas últimas rodadas.

 

Pedreira

Se a primeira fase da Liga Nacional terminasse hoje, o Cascavel Futsal teria pela frente nas oitavas de final o Carlos Barbosa. Isso porque a Serpente Tricolor aparece no 12º lugar na tabela com 28 pontos. E o time gaúcho é o quinto com 41. Portanto, o time de Deividy Hadson quer evitar um confronto de tamanha robustez já nas oitavas de final. Por isso, precisa da vitória diante desse mesmo Carlos Barbosa na noite deste sábado (24), às 19 horas, no ginásio da Neva.

O Cascavel Futsal ainda não garantiu a presença na próxima fase. Porém, um resultado positivo em casa e, dependendo de outros resultados, pode confirmar a vaga neste fim de semana. Mas a equipe tinha a pretensão de terminar entre os oito primeiros. No entanto, as três derrotas seguidas nos últimos três jogos da Liga Nacional afastaram um pouco o Cascavel Futsal deste objetivo. Matematicamente, a equipe tem chances de terminar entre os oito. Mas, para isso, terá que vencer os três jogos que restam na Liga. Depois do Carlos Barbosa, o Cascavel Futsal visita o São Lourenço, em Santa Catarina. E fecha a primeira fase novamente em casa contra o Blumenau.

O Cascavel Futsal ganhou um pouco mais de motivação depois de fazer as pazes com a vitória na última quarta-feira, depois que superou o Marreco por 3 a 1, e assumiu a liderança do Campeonato Paranaense da Série Ouro.

 

Mais jogos

A rodada da Liga neste sábado tem um duelo de paranaenses. O já classificado Pato Futsal recebe o Esporte Futuro, às 17 horas, no Dolivar Lavarda. Os dois times se enfrentaram na última quarta-feira, em Toledo, e empataram em 2 a 2, no jogo válido pelo Paranaense da Série Ouro. Na Liga, a situação mais dramática é a do Esporte Futuro, que aparece no 17º lugar com 22 pontos.

Neste domingo (25), o Campo Mourão volta a jogar em casa e pode conquistar a vaga nas oitavas, já que faz um confronto direto com o Minas, às 14 horas, em Campo Mourão. O time é o 11º com 29 pontos, um a menos que o Minas, que tem 30 pontos.

O pior paranaense na Liga é o Foz Cataratas, que aparece no 19º lugar com 19 pontos. O Azulão joga na segunda-feira (26) e faz um clássico contra o Marreco no Costa Cavalcanti. Hoje, o Marreco ainda aparece no G-16 com 23 pontos e precisa da vitória para seguir na disputa. O classificado Umuarama também joga na segunda e recebe a Assoeva, às 20 horas.