Esportes

São Paulo anuncia medidas de transparência e promete mais diálogo com o torcedor

08 out 2025 às 19:10

O São Paulo decidiu implementar uma série de medidas voltadas à transparência administrativa e esportiva, após críticas da torcida e cobranças à condução da diretoria. A informação foi publicada inicialmente pelo GE e confirmada pelo band.com.br.


A nova política, aprovada pelo presidente Julio Casares, prevê as seguintes ações para aproximar o torcedor das decisões e dos bastidores do clube: 


  • Divulgação dos valores das vendas de jogadores.
  • Publicação de relatórios financeiros a cada 45 a 60 dias.
  • Entrevistas coletivas mensais com Casares ou outros dirigentes.

Abertura no dia a dia e mais comunicação com o torcedor

No futebol, o São Paulo retomará parte da abertura de suas atividades à imprensa. Um treino por semana será acessível aos jornalistas, mesmo que apenas o aquecimento, para garantir maior cobertura e diálogo com os profissionais que acompanham o clube diariamente.


Outra novidade é a criação de boletins médicos semanais com atualizações sobre o elenco. A medida acontece no momento em que o departamento médico tricolor encara uma sequência de lesões de jogadores. Os problemas trouxeram cobranças da torcida ao setor.

Influência das cobranças e mudança de postura

As medidas surgem após manifestações de torcedores nos arredores do Morumbis, pedindo a saída de Julio Casares e do diretor de futebol Carlos Belmonte. A pressão aumentou após a eliminação para a LDU na Libertadores.


O estopim para a revisão interna veio após o São Paulo cobrar transparência da CBF na divulgação dos áudios do VAR do clássico contra o Palmeiras. Internamente, a avaliação foi de que o clube também precisava adotar o mesmo padrão de clareza dentro de casa.


As primeiras ações começam já na próxima semana, com o anúncio do calendário de treinos abertos e a primeira coletiva do presidente Julio Casares.