A terça-feira (14) decretou a classificação de 6 seleções para a Copa do Mundo de 2026. O maior destaque vai para a Inglaterra, que já venceu o Mundial uma vez, em 1966. Três seleções da África e duas da Ásia também garantiram vagas.
A Inglaterra se classificou com goleada por 5 a 0 sobre a Letônia. Os ingleses ficaram com 100% de aproveitamento até agora - foram 6 vitórias em 6 jogos disputados. É a primeira seleção da Europa a garantir participação em 2026.
Eliminatórias da África
A seleção da África do Sul se classificou em um grupo que estava embolado. Benin liderava a chave, mas perdeu para Nigéria, que também tinha chances de classificação. Os sul-africanos buscaram a vitória contra Ruanda e pularam para a liderança, com um ponto a mais.
A Costa do Marfim disputou a classificação com Gabão até a última rodada. As seleções ficaram separadas por um ponto. A vaga foi garantida após vitória por 3 a 0 sobre a Quênia.
Já Senegal disputou vaga com a República Democrática do Congo, que ficou 2 pontos atrás. A vaga foi conquistada pelos senegaleses após goleada por 4 a 0 sobre a Mauritânia.
Eliminatórias da Ásia
A seleção do Catar fez um confronto direto contra os Emirados Árabes Unidos, que tinham vantagem do empate. Mas a equipe catariana venceu por 2 a 1, em um jogo dramático, e vai jogar a Copa pela segunda vez seguida.
Já a Arábia Saudita soube aproveitar a vantagem do empate. A equipe enfrentou o Iraque e estava na frente pelo número de gols marcados. Como a partida terminou 0 a 0, os sauditas vão disputar a Copa de 2026.