Esportes

Seleção feminina encerra 2025 com amistoso contra Portugal

02 dez 2025 às 09:03

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) abriu uma apuração para investigar a conduta de um supervisor e alunos do Colégio Cívico-Militar João Turin, em Curitiba. Um vídeo divulgado na última sexta-feira (28) pela APP-Sindicato mostra os estudantes marchando na quadra da instituição enquanto entoam cânticos militares com apologia à violência letal e ao extermínio. Veja o vídeo acima.


Nas imagens, cuja data exata de gravação ainda não foi confirmada, o grupo repete letras associadas a treinamentos de tropas de elite, como o Bope. Entre os versos cantados pelos adolescentes, constam trechos como: "Entrar na favela e deixar corpo no chão" e "O Bope tem guerreiros que matam fogueteiros; com a faca entre os dentes, esfola eles inteiros".


O secretário de Educação, Roni Miranda, confirmou que o caso está sendo verificado. A Seed convocou os diretores da unidade para prestar esclarecimentos.


Em nota oficial, a pasta afirmou que tais manifestações "não condizem com o compromisso do Paraná baseado em educação cidadã e transformadora". O governo estadual também defendeu o modelo de ensino, citando destaques em projetos como o "Ganhando o Mundo" e torneios de tecnologia, mas buscou distanciar o programa da conduta registrada no vídeo.