Esportes

Tottenham vence Manchester United, conquista a Liga Europa e quebra jejum de 17 anos

21 mai 2025 às 18:09

O Tottenham é o grande campeão da Liga Europa 2024/25. A equipe londrina conquistou o título nesta quarta-feira (21) ao vencer o Manchester United por 1 a 0, no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha. Brennan Johnson fez o gol da vitória dos Spurs.


Com o resultado, o Tottenham conquista a vaga para disputar a Liga dos Campeões da Europa de 2025/26. Além disso, os Spurs encerram um tabu de 17 anos sem título. A última conquista havia sido a Copa da Inglaterra de 2008 diante do Chelsea.


O Manchester United, em contrapartida, ficará de fora de competições internacionais na próxima temporada. Os Diabos Vermelhos ocupam a melancólica 16ª colocação do Campeonato Inglês e apenas cumprirão tabela na última rodada.

O jogo

O Manchester United começou melhor do que o Tottenham e quase abriu o placar logo aos três minutos, quando Bissouma cortou mal o cruzamento de escanteio e quase fez contra. Os Diabos Vermelhos continuaram na pressão e tiveram uma grande oportunidade de fazer 1 a 0 com Diallo aos 15 minutos, que finalizou perto da trave direita após novo tiro de canto.


O ritmo do jogo diminuiu até os 41 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento do lado esquerdo, Luke Shaw não conseguiu cortar dentro da área e a bola sobrou para Brennan Johnson só empurrar para as redes na pequena área. 1 a 0 para o Tottenham e festa da torcida dos Spurs em Bilbao.


Números do primeiro tempo: Tottenham x Manchester United


  • Posse de bola: 37% x 63% 
  • Chutes: 3 x 5 
  • Defesas do goleiro: 2 x 0
  • Escanteios: 4 x 2
  • Faltas: 12 x 4
  • Desarmes: 5 x 13

O Manchester United dominou as ações no segundo tempo e quase chegou ao empate aos 13 minutos, quando Bruno Fernandes cobrou falta, o goleiro Vicario saiu mal, mas a zaga do Tottenham fez o corte. O arqueiro dos Spurs voltou a falhar aos 22 minutos e Højlund só não empatou, porque van de Ven fez um corte em cima da linha para salvar a equipe londrina.

Os Diabos Vermelhos seguiam em cima, mas pecaram nas finalizações. Aos 26, Bruno Fernandes recebeu cruzamento de Mazraoui e, livre na marca do pênalti, errou a cabeçada. Três minutos depois, Garnacho fez grande jogada individual pelo lado esquerdo, porém parou no goleiro Vicario, que ainda salvou o Tottenham no último lance do jogo após defender uma cabeçada de Luke Shaw.

Nada disso, porém, foi o suficiente para vazar o Tottenham. Os Spurs sobreviveram às duras investidas do United e ficaram com o título. Um jejum de mais de 17 anos foi encerrado em Bilbao. Pode comemorar, torcedor.