Nikola Tsolov começou o fim de semana da Fórmula 3 em Silverstone com o pé direito. O búlgaro da Campos Racing foi o único piloto a virar na casa de 1min45s e liderou com tranquilidade a primeira sessão de treinos livres nesta sexta-feira (28).
Com o tempo de 1min45s847, Tsolov deixou seus rivais para trás já nos minutos finais da sessão. Charlie Wurz, da Trident, ficou com a segunda colocação, 0s289 atrás do líder, seguido por Tim Tramnitz (MP Motorsport), que foi terceiro, apenas dois milésimos mais lento que Wurz.
Durante boa parte do treino, a Campos Racing dominou com uma dobradinha protagonizada por Tasanapol Inthraphuvasak e Mari Boya. Mas os tempos caíram bastante na parte final, com várias trocas de posições no topo da tabela.
O brasileiro Rafael Câmara chegou a liderar momentaneamente, mas teve sua volta deletada por exceder os limites de pista. Ainda assim, o piloto da Prema se recuperou e fechou o treino com a quinta melhor marca, ficando logo atrás de Martinius Stenshorne (Hitech) e à frente de Nikita Johnson (Hitech TGR), que completou o top-6.
Completaram o top-10: Ugo Ugochukwu (Prema), Tuukka Taponen (Prema), Bruno del Pino (MP Motorsport) e Roman Bilinski (PHM Racing).
O treino classificatório da F3 está marcado para esta sexta-feira, às 14h (horário local, 10h no Brasil).