A Copa do Mundo de 2026 já começa a escrever capítulos históricos mesmo antes de a bola rolar. Ontem (05), Uzbequistão e Jordânia confirmaram suas classificações inéditas para o torneio, marcando presença pela primeira vez na maior competição de seleções do futebol mundial. A Coreia do Sul, por sua vez, também garantiu vaga e estará em mais uma edição do Mundial.
A classificação das duas seleções árabe-asiáticas ocorreu durante a terceira fase das Eliminatórias Asiáticas. A Jordânia garantiu a vaga direta após uma campanha sólida. A vitória sobre Omã por 3 a 0 sacramentou a classificação, combinado a vitória da Coréia do Sul frente ao Iraque. A seleção, que já havia chamado atenção ao alcançar a final da Copa da Ásia em 2024, agora alcança um feito ainda mais expressivo ao se juntar à competição mais importante futebol mundial.
O Uzbequistão também fez história. Com um projeto de desenvolvimento do futebol que vem sendo estruturado há anos, os uzbeques alcançaram o objetivo de estar entre os melhores do mundo após empatar com os Emirados Árabes Unidos.
Já a Coreia do Sul segue consolidando sua hegemonia no continente. A equipe sul-coreana garantiu presença em sua 11ª Copa do Mundo consecutiva, reforçando seu posto como uma das potências do futebol asiático.
Até o momento são 10 seleções confirmadas: Canadá, Estados Unidos e México que são anfitriões. Argentina que foi a única a garantir vaga até o momento na América do Sul. Japão, Irã, Coréia do Sul, Uzbequistão e Jordânia, que se classificaram pelas eliminatórias da Ásia e a Nova Zelândia, representante da Oceânia.