O Vasco entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (30) contra a troca das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil.
“O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)”, diz a nota do clube carioca (veja na íntegra a seguir).
No último domingo (29), Pedrinho, presidente do Vasco, disse em um vídeo publicado nas redes sociais que "o Vasco está indignado". Ele ainda afirmou que "Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados" com a mudança de datas.
No sábado (28), a CBF divulgou que as partidas de volta da semifinal da Copa do Brasil serão disputadas nos dias 19 e 20 de outubro. Os jogos do Brasileirão envolvendos as equipes semifinalistas, que estavam previamente marcados para este fim de semana, foram antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.
A mudança aconteceu após um pedido do Flamengo, que acionou a CBF alegando que poderia perder jogadores para a decisão na Copa do Brasil por causa da Data Fifa – que se encerra no dia 15. Ou seja, não teria tempo hábil para contar com alguns atletas.
Por outro lado, o Corinthians tem a chance de entrar em campo na terça-feira (22) pela semifinal da Sul-Americana, o que deixaria a agenda do Timão apertada. As mudanças também afetaram os compromissos de Vasco e Atlético-MG, que fazem a outra semifinal na Copa do Brasil, e por isso a SAF do Cruz-maltino acionou o STJD.
Nota do Vasco
NOTA OFICIAL
O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.
O Vasco aguarda e confia que a Justiça reestabeleça a tabela definida originalmente e que o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil aconteça nas datas previamente estabelecidas, sendo elas 16 ou 17/10.
VASCO DA GAMA SAF