Esportes

Verstappen é pole no GP do Azerbaijão em classificação com recorde de bandeiras vermelhas

20 set 2025 às 13:47

Mais uma vez, ou melhor, pela 46ª vez Max Verstappen mostrou o porquê é tetracampeão mundial. Em uma classificação com seis bandeira vermelhas, um recorde na categoria, o holandês marcou 1:41.117. 

Na sessão caótica, nenhuma das McLarens na frente, mas sim, Carlos Sainz e Liam Lawson que completaram o top-3 nas ruas de Baku. Nem mesmo entre os cinco primeiros, já que Kimi Antonelli e George Russell voaram pela Mercedes.  

Não tava fácil a coisa para o líder do campeonato. Oscar Piastri teve dificuldades em todos os treinos livres em Baku e para fechar com chave de ouro, o piloto australiano bateu. Já Lando Norris, errou no final de sua volta e ficou apenas com a oitava posição. 


Charles Leclerc fez bom tempo no Q2, mas também bateu no começo da terceira parte do treino classificatório do GP do Azerbaijão. Com isso, é a primeira vez em quatro anos que a pole do GP do Azerbaijão não é do monegasco. 

Gabriel Bortoleto, que teve dificuldades em confiar no carro da Sauber, larga na 13ª posição. A Fórmula 1 retorna neste domingo (21) para a disputa do GP do Azebaijão, 17ª etapa da temporada 2025. Não perca nenhuma emoção na tela da Band, a partir das 08h00, no horário de Brasília.


Como foi a classificação para o GP do Azerbaijão

Q1


Mesmo com a sujeira na pista por conta do vento forte em Baku, os pilotos foram para a pista e o primeiro a abrir volta foi Carlos Sainz. O espanhol marcou 1:42.365. Porém, não durou muito e Charles Leclerc bateu o tempo com 1:41.982. 

Porém, com quatro minutos de sessão, Alexander Albon encontrou o muro na curva 1 logo quando ia abrir sua volta. Com a “bitoca”, o tailandês da Williams teve uma quebrou a roda dianteira esquerda e teve que abandonar. 


Com a sessão retomada, Lewis Hamilton assumiu a ponta com 1:41.821. O heptacampeão mundial era seguido por Oscar Piastri, que estava apenas 0,018s atrás. Com seis minutos para o fim, mais uma bandeira vermelha. Porém, dessa vez foi Nico Hülkenberg que encontrou o muro. O alemão quebrou o bico, deu uma ré e vida que segue. 

Com a sessão retomada, Norris apareceu e marcou 1:41.322 para assumir a ponta. Não demorou muito e o terceiro acidente do dia aconteceu. Franco Colapinto no muro. Com mais uma bandeira vermelha, a primeira parte da sessão classificatória foi finalizada. 


Eliminados no Q1


16 - Franco Colapinto 

17- Nico Hülkenberg 

18 - Esteban Ocon 

19 - Pierre Gasly 

20 - Alexander Albon


Q2


A segunda parte da classificação nem tinha começado direito e Oliver Bearman foi o quarto piloto do dia que deu uma “lambida” no muro. 

Após 10 minutos, a sessão foi retomada. No primeiro round de voltas, Lando Norris, mais uma vez, assumiu a ponta. Dessa vez, com um tempo de 1:41.396. O inglês era seguido por Max Verstappen e George Russell. 


Eliminados no Q2


Fernando Alonso 

Lewis Hamilton 

Gabriel Bortoleto 

Lance Stroll

Oliver Bearman


Programação do GP do Azerbaijão de F1

09h00 - Classificação (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)

Domingo, 21 de setembro


08h00 - Corrida (Band, Band.com.br, Bandplay, Rádio Bandeirantes e Bandnews FM)