Esportes

Verstappen reconhece mérito da McLaren em polêmica dos freios: "Você tem que dar-lhes crédito"

15 mai 2025 às 18:12

Cinco vitórias em seis corridas na temporada de 2025 da Fórmula 1. Esses são os números da McLaren até o GP da Emilia Romagna. Claro que esse desempenho dominante não ia passar despercebido pelas outras equipes do paddock, especialmente a Red Bull. O ponto central das discussões é o sistema de freios do MCL39, que tem permitido ao carro manter os pneus em temperatura ideal, mesmo sob forte calor. 


Diante dos questionamentos e rumores sobre a legalidade ou vantagem indevida, Max Verstappen preferiu adotar um tom conciliador ao comentar o tema, reconhecendo o mérito técnico da adversária.


“Eu também nunca disse que não estava tudo bem. Eles claramente estão fazendo algo muito inteligente e você tem que dar-lhes crédito por isso”, declarou Verstappen ao ser questionado sobre a legalidade do sistema.

Entenda Polêmica

Na única prova que a McLaren não venceu na temporada até aqui, Max Verstappen foi quem roubou a glória da papaya em Suzuka. Por coincidência, ou não, a única prova do ano que foi realizada com um clima frio. 


Segundo uma reportagem da revista Auto Motor und Sport, o ex-diretor de engenharia da própria Red Bull, Rob Marshall, criou uma solução para manter uma janela de eficiência muito maior dos pneus do MCL39. 


Segundo a reportagem, o diferencial estaria em um mecanismo de canalização do ar nos tambores de ventilação dos freios, que mantém os freios aquecidos, mas evita o superaquecimento dos pneus.