O técnico argentino Juan Pablo Vojvoda não é mais o técnico do Fortaleza. O anúncio da demissão foi feito pelo clube cearense na tarde desta segunda (14).
O treinador não resistiu a uma série negativa de nove jogos, incluindo a eliminação na Copa do Nordeste e a derrota para o rival Ceará, no último domingo. O Fortaleza está atualmente na zona de rebaixamento do Brasileirão, com 10 pontos em 13 jogos.
O treinador era o segundo mais longevo do futebol brasileiro, ficando atrás apenas de Abel Ferreira, que está no Palmeiras desde 2020.
Vojvoda assumiu o time cearense em maio de 2021, com 310 jogos e cinco títulos: Cearense em 2021, 2022 e 2023 e as Copas do Nordeste de 2022 e 2024. Além disso, liderou campanhas históricas do Leão do Pici no Brasileirão, com participações na Libertadores e o vice da Copa Sul-Americana de 2023.
“Foram 310 jogos oficiais, cinco títulos conquistados e campanhas históricas em competições nacionais e internacionais, deixando seu legado como o maior técnico da história do Fortaleza”, disse o Fortaleza na postagem que oficializou a saída. “O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios", completou.
Mas, em 2025, o técnico começou a ficar pressionado no cargo após a perda do Campeonato Cearense, para o Ceará, a queda nas quartas de final da Copa do Nordeste para o Bahia, e a má campanha no Brasileirão.
Além de Vojvoda, deixam o Fortaleza também os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini.