Nesta sexta-feira, o alinhamento do eixo de um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico, entre o estado de São Paulo e o Paraná, propiciará chuva para áreas de todas as regiões do estado. Apesar do alerta, ele é um pouco diferente dos últimos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ao longo das últimas semanas, quando diversas chuvas causaram destruição na cidade.
O alerta amarelo do INMET prevê que Londrina está dentro de uma região onde pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem chegar até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo a meteorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Angela Costa, o calor e a umidade disponíveis na atmosfera podem formar tempestades em Londrina, e a possibilidade de que novos transtornos ocorram na cidade não está descartada. No entanto, caso a tempestade chegue, ela deve ser mais leve do que as que acometeram Londrina ao longo das últimas semanas.