No início da noite dessa quinta-feira (19), dois adolescentes acionaram a Guarda Municipal (GM), relatando terem visto duas senhoras saindo do Cemitério Jardim da Saudade, na zona norte de Londrina, com crânios e objetos que, supostamente, indicavam um ritual.
As duas mulheres foram detidas pelos crimes de corrupção de menor e pelo artigo 211 do Código Penal: destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele.
Os itens encontrados com as mulheres foram apreendidos na 6ª Central Regional de Flagrantes de Londrina e os restos mortais, como o crânio e demais ossos, foram recolhidos pelo orgão responsável da criminalística.
A Polícia Civil (PC), em apoio, foi até o cemitério para averiguar a situação e auxíliar na varredura do local, para verificar se havia algum túmulo violado, danificado ou profanado.
Representantes da Acesf também estiveram no local para liberar o
acesso ao interior do cemitério e, segundo informações, os crânios, possivelmente, não foram retirados do Jardim da Saudade.
Há suspeitas de que eles tenham sido levados pelas senhoras até o local, para realização de um ritual.
A equipe técnica da Acesf realizou duas varreduras, entre a madrugada e a manhã desta sexta, e não constatou violação nos quase 7 mil túmulos do cemitério.
De acordo com a Acesf, os cemitérios municipais fecham às 18h e não contam com servidores e guardas noturnos. Os visitantes sempre são avisados do horário de fechamento, mas, eventualmente, algumas pessoas acabam ficando presas.