Paraná

Acompanhe a retrospectiva da pior estiagem da história

31 dez 2020 às 17:06

Um paredão de pedras, essa foi uma das imagens mais marcantes que vimos em 2020. Reflexo da da pior estiagem da história. As Cataratas do Iguaçu, ponto turístico conhecido mundialmente pela imensidão de água, chegou a quase secar, a vazão registrada chegou a ser de cerca de 200 mil litros de água por segundo, quando o normal é um milhão e meio de litros de água por segundo. Hoje, o cenário já é outro, a vazão ainda está abaixo do normal, em cerca de um milhão de litros de água por segundo.

Outro reflexo da estiagem é o Lago Municipal de Cascavel. Costumamos dizer que pra saber como está a situação hídrica da cidade, basta olhar pro Lago... O Lago serve como uma espécie de represa, quando os mananciais da cidade - de onde é feita a capitação de água pra abastecimento - estão em bom nível, o registro do lago fica fechado. Agora, quando falta água nos mananciais, o registro é aberto, e há pouco tempo, em outubro/novembro o registro chegou a ficar aberto em 80%, a paisagem também se transformou.

As chuvas das últimas semanas contribuíram muito pra essa melhora. Segundo a secretária municipal de meio ambiente:

- Em 30 de novembro, o nível do Lago estava em 2,7 metros mais baixo que o vertedouro. 

- Em 8 de dezembro, 1,75 metros abaixo 

- Em 14 de dezembro, 1,63 metros abaixo 

- Em 17 de dezembro, 1,33 metros abaixo 

- E a medição mais recente, em 28 de dezembro, já mostra que o nível do Lago está 1,18 metros abaixo do vertedouro.

A situação ainda não está normalizada. Dependemos de mais chuva, e de consciente da população em não desperdiçar. Mas, ver o Lago assim, se recuperando, já é um alento.


Texto: Giulianne Kuiava