Paraná

Aeronave desaparecida foi localizada com ajuda de relógio de uma das vítimas

07 jul 2023 às 20:12

A aeronave que estava desaparecida desde segunda-feira (3), foi localizada na tarde desta sexta-feira (7) na região da Serra do Mar, no litoral do Paraná.

 

Em entrevista coletiva, o major Fabrício Frazatto dos Santos, comandante do 8° Grupamento de Bombeiros, que estava a frente das buscas, explicou que o local era de difícil acesso e não era possível chegar por terra. Com ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe desceu de rapel para, em um primeiro momento, confirmar se era mesmo a aeronave desaparecida, já que visualizando de cima, não era possível confirmar. Assim que confirmada, os corpos foram resgatados. 


Como a aeronave desaparecida foi encontrada?

O major também explicou como a aeronave foi localizada: “recebemos uma informação de um familiar de que uma das vítimas pudesse estar com relógio. A partir dessa informação, foi repassada à Força Aérea Brasileira, que buscou informações junto com a empresa fornecedora do relógio. Verificou-se que havia uma última sinalização desse relógio numa determinada coordenada geográfica, a partir desse momento, as buscas foram direcionadas para aquela área”.


Qual a possível causa da queda do avião?

Com as primeiras investigações, é possível afirmar que a aeronave monomotor, prefixo PT-JZC, caiu na vertical e estava embaixo de uma árvore.

 

Uma possível causa da queda do avião é a baixa altitude que ele se encontrava na última localização obtida pelo radar. “Estava dentro de um vale entre duas cadeias de montanhas e esse pode ser um dos motivos, em que a posição anterior a sua queda, houve a descontinuidade e a falta de comunicação entre a aeronave e o sistema de radar”, completou o major.

 

A aeronave estaria em baixa altitude por conta das condições climáticas. No momento da queda havia uma alta nebulosidade e muitas nuvens céu, além de probabilidade de chuva. 


Investigações

O trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros se encerrou, mas as investigações continuam para descobrir a causa da queda do avião. O órgão responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos é o Comando da Aeronáutica (CENIPA).


Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Curitiba, e posteriormente, enviados às famílias. 


O caso

O avião saiu do aeroporto de Umuarama, no noroeste do estado, às 07h50, na segunda-feira e seguia em direção a Paranaguá, no litoral do paranaense com previsão de chegada às 10h24.


O avião teria desaparecido do radar às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba.


A bordo, estava o piloto, Jonas Borges Julião, e os passageiros Felipe Furquim e Heitor Genowei Junior, ambos servidores públicos que trabalhavam como assessores na Casa Civil do Paraná. Em nota, o Governo do Estado lamentou as mortes