O Estado do Paraná enviou nesta semana, nove agentes penitenciários para reforçar a segurança, na crise, enfrentada pelo sistema, no Amazonas.
Dois dos servidores, atuam em Cascavel. Eles integram a equipe do SOE - Setor de Operações Especiais e seguiram para a missão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira.
O envio dos agentes foi necessário após a crise estabelecida no sistema penitenciário, em Manaus, nesta semana. Segundo a polícia, 55 presos de quatro unidades, foram mortos após uma disputa de integrantes da mesma facção.
Os agentes penitenciários paranaenses vão somar forças com equipes de outros estados, para a vigilância, guarda e custódia dos detentos do Amazonas.
A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária é por tempo indeterminado e os servidores vão se revezar a cada três meses com outros agentes dos estados de origem.
Atuação de referência
O Estado do Paraná é referência em atuações em crises penitenciárias no país.
Agentes que integram a categoria, já atuaram em outras intervenções, solicitadas pela Força Nacional.
Além do Amazonas, equipes paranaenses estão atuando em intervenções no Ceará e em Roraima.
“Os agentes penitenciários paranaenses passam por constantes treinamentos o que os possibilita de atuar nestas intervenções”, explica o chefe da Divisão de Operações e Segurança do Depen Paraná, Humberto Benigno.