Paraná

APP critica portaria que decide escolas que voltam ao sistema presencial

02 jun 2021 às 09:40

A APP-Sindicato, que representa professores da rede estadual de ensino, emitiu uma nota em que condena a portaria do Governo do paraná que “atribui a si exclusividade na decisão de quais escolas serão obrigadas” a retomar as aulas presenciais. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (31).

Segundo o comunicado da entidade, antes da publicação, a decisão de retorno ao sistema híbrido ficaria a cargo das escolas indicadas pelos diretores.

“Agora quem decide quem vive e quem morre é apenas a Secretaria da Educação. A direção estadual da APP-Sindicato emitiu nota em que condena a decisão da Secretaria da Educação de excluir as comunidades escolares, professores, funcionários, seus familiares e agora os diretores de escolas das decisões que atingem a todos”, diz o manifesto.

Desde o anúncio de volta às aulas presenciais, a APP se posicionou de forma contrária. A entidade aponta que as aulas presenciais só devem ser retomadas após a vacinação de todos os profissionais.

 "Já não fosse absurdo planejar o retorno em meio ao crescimento da contaminação e lotação de leitos da UTI, a Seed (Secretaria Estadual de Educação) reforça sua intenção de negar a gravidade do momento, colocando em risco toda a sociedade paranaense com o aumento da circulação das pessoas com aulas presenciais", afirma a nota divulgada pela diretoria. "Continuaremos a luta incessante para impedir mais essa arbitrariedade", conclui.