Foi promulgado nesta segunda-feira (22) o primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A partir de agora, o projeto de resolução torna-se oficialmente a normativa que orientará os princípios éticos e as regras de conduta dos deputados estaduais.
Entre os principais avanços, o novo código veda a prática de violência política de gênero e a realização de ofensas à honra ou à imagem de parlamentares ou da própria Assembleia por meio das redes sociais.
A regulamentação também amplia a composição do Conselho de Ética, que passa de cinco para sete membros, reforçando o processo de fiscalização e análise de condutas.
Segundo o deputado estadual Gugu Bueno, a promulgação do Código de Ética representa um passo importante para manter uma Assembleia respeitosa, mesmo diante de debates intensos. Ele destacou que as discussões devem ser baseadas em ideias, e não em ataques pessoais ou ofensas, citando o Congresso Nacional como um exemplo negativo nesse aspecto.