Paraná

Carnaval registra 124 ocorrências de afogamento nas praias do Paraná

18 fev 2026 às 16:46

O Corpo de Bombeiros do Paraná realizou 37 resgates em 31 ocorrências de afogamento nesta terça-feira (17), em todo o estado. O balanço mostra que 14 vítimas eram crianças ou adolescentes de até 18 anos.

A maioria dos casos foi registrada no Litoral do Paraná, com destaque para Guaratuba (13), Pontal do Paraná (8), Matinhos (7) e Morretes (1). Também houve ocorrências em São Pedro do Paraná e Foz do Iguaçu.


Durante o período de Carnaval, entre 13 e 17 de fevereiro, a corporação atendeu 124 situações de afogamento nas praias paranaenses. O número é semelhante ao registrado no mesmo período de 2025. No entanto, os bombeiros destacaram que não houve mortes nem casos graves em 2026. Dos atendimentos realizados, oito foram classificados como grau 1 e apenas um como grau 3.


Para evitar novos acidentes, o Corpo de Bombeiros orienta que os banhistas consultem os guarda-vidas sobre os locais mais seguros e nadem próximos aos postos de vigilância. A recomendação inclui atenção redobrada com crianças, respeito à sinalização de perigo e distância de áreas com pedras, píeres e correntes de retorno (valas).


Outras orientações são evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não entrar na água após refeições pesadas e verificar a profundidade antes de mergulhar.