Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Cartão Social: pessoas em busca de emprego podem solicitar passagens na RMC

02 abr 2024 às 16:14
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

O programa Cartão Social, iniciativa do Governo do Estado que distribui créditos gratuitos do transporte coletivo metropolitano, segue disponível para pessoas de baixa renda que estão em busca de emprego. A iniciativa oferece R$ 242 em créditos para deslocamento na rede metropolitana e tem como objetivo ajudar a reinserir no mercado de trabalho profissionais que estão desempregados.


O valor equivale a 44 passagens do sistema gerido pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), permitindo que os beneficiários possam se deslocar todos os dias, fazendo viagens de ida e volta por um mês, para entrevistas de emprego ou para cursos de qualificação profissional, por exemplo, sem custos.


Para receber os créditos, o usuário deve estar cadastrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de atender critérios como baixa renda e ter idade entre 16 e 64 anos. O Cartão Social também pode ser concedido a alunos matriculados em cursos de qualificação profissional, ofertados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.


“Muitas vezes uma pessoa pode perder uma oportunidade de entrevista de emprego, de distribuir currículos ou de fazer um curso por ter que arcar com a passagem enquanto está sem renda. O Cartão Social ajuda este público que busca novas oportunidades”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.


COMO FAZER – Os interessados devem procurar a Agência do Trabalhador ou posto de atendimento de um dos 20 municípios atendidos pela Amep: Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Outras notícias

PRF apreende 27 iPhones escondidos em estepe de veículo na BR-277, em Irati

Operação conjunta prende irmãos acusados do homicidio de Wesley Pinheiro Rodrigues, ocorrido em Castro

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral


Para evitar filas, é possível fazer o agendamento pela internet. A pessoa também pode fazer uma consulta prévia pelo site da Amep para saber se ela se enquadra nos requisitos para participar do programa.


Com estas informações, será agendado um horário para que o beneficiário compareça em uma Agência do Trabalhador para finalizar o cadastro no programa. Quando o cartão estiver pronto, a pessoa vai receber uma mensagem via SMS informando que ela pode retirar o cartão carregado com os créditos no posto Sine escolhido.


107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional nos últimos 12 meses

Apesar de o programa prever o uso das passagens ao longo de um mês, não há limite de passagens diárias e o beneficiado pelo programa tem até um ano para usar os créditos.


O passageiro que já tiver um cartão Metrocard em uso terá o cartão original bloqueado temporariamente para uso do Cartão Social. Quando os créditos do benefício se esgotarem, o usuário poderá reativar o cartão antigo, recuperando os créditos que tinha no momento do bloqueio.


O Cartão Social é de uso pessoal do beneficiário que solicitá-lo, não podendo ser emprestado. Também não é possível emitir uma segunda via do cartão.


Veja como funciona o programa AQUI.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Paraná
Imagem de destaque

Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local

Paraná

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Paraná

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.