Todos os locais
Todos os locais
Paraná

Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes

28 fev 2024 às 08:43
Por: Agência Estadual de Notícias
- Foto: Albari Rosa/AEN

As aeronaves da Casa Militar do Governo do Paraná garantiram, mais uma vez, a agilidade necessária para o transporte de órgãos para transplante. Em um trabalho integrado com a Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde, a equipe da Divisão de Transporte Aéreo saiu da base, em Curitiba, pela manhã, e foi até Umuarama, no Noroeste do Estado, para fazer a captação de um fígado, rins, valvas cardíacas e córneas que podem salvar novas vidas.


Após a captação, o avião Cessna Caravan decolou às 13h10 de Umuarama e chegou às 14h50 em Curitiba. Imediatamente, um helicóptero da frota estadual partiu até um hospital na Região Metropolitana de Curitiba, local da cirurgia de transplante de fígado em um paciente. A operação desde o Aeroporto do Bacacheri até o hospital levou cerca de 15 minutos.


“Os órgãos, principalmente os mais importantes, têm um tempo de isquemia bastante baixo, que é o período em que ele pode ficar sem o bombeamento de sangue. Para o fígado, desde que é interrompido o fluxo sanguíneo do paciente doador, o tempo de isquemia é de apenas 8 horas, então ele precisa estar reimplantado dentro desse prazo”, explica o capitão Ricardo Hoffmann, da Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar.


"Se não tivéssemos os aviões transportando os órgãos e encurtando a distância do Interior do Paraná com a Capital, ou no processo inverso, muito provavelmente esses órgãos não teriam viabilidade para serem transplantados nos paranaenses”, ressaltou o capitão Hoffmann.


Além do fígado, os rins foram levados de carro até a Central de Transplantes, aguardando um segundo exame de compatibilidade, que deve sair por volta das 23 horas desta terça. Valvas cardíacas e córneas foram encaminhadas para o banco de tecidos, onde será feito o processamento e posterior distribuição aos receptores.

Outras notícias

Novo projeto de lei elimina taxa de reteste e inicia modernização nos exames do Detran

Policial penal morre em grave acidente na BR-277, em Irati

Governo encaminha para Alep projeto que isenta IPVA de motos com até 170 cilindradas


REFERÊNCIA NACIONAL – Graças a essa integração e ao trabalho de conscientização feito pela Secretaria da Saúde, o Paraná se tornou referência nacional em doações efetivas de órgãos. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado tinha, até dezembro do ano passado, a menor taxa de recusa familiar no Brasil, com 28%, enquanto a média nacional é de 43%.


No ano passado, a Central Estadual de Transplantes recebeu 1.213 notificações, com 486 doações efetivas de órgãos e tecidos. Em janeiro deste ano, já foram 91 notificações e 38 doações efetivas no Estado.


Já as aeronaves da Casa Militar somaram 349 horas de voo em 2023 para o transporte de órgãos. Foram 137 missões e 211 transportados no ano passado. Somente em janeiro deste ano, houve 46 horas de voo, que atenderam 16 missões e transportaram 29 órgãos.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Estado publica resolução com regras da consulta pública do Parceiro da Escola

Paraná
Imagem de destaque

Saúde promove ações para marcar campanha mundial de luta contra a Aids

Paraná

Depósitos do Cartão Comida Boa serão antecipados para o dia 20 de dezembro

Paraná

Reserva Hídrica do Futuro já recuperou 300 hectares de área de várzea do Rio Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Parte do teto de shopping na zona sul de Londrina desaba com chuva desta segunda

Cidade
Brasil

Adolescente é morto a tiros após ser rendido em assalto na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Pontos de alagamentos e transtornos são registrados após fortes chuvas em Londrina

Cidade
Londrina e região

Impressionante: carro cai de viaduto na Avenida Brasília e motorista sai ilesa

Cidade
Londrina e região

Equipe de Tiago Amaral diz que atual gestão não licitou kits escolares para 2025

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.