Paraná

Cataratas do Iguaçu registram vazão de mais de 5 milhões de litros d'água por segundo

18 out 2022 às 16:17

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, registraram vazão de 5,1 milhões de litros de água por segundo, durante a tarde desta terça-feira (18). O fluxo normal é de 1,5 milhões de litros por segundo. As chuvas impactaram o volume do ponto turístico. 


Na última quinta-feira (13), as Cataratas registraram 16,5 milhões de litros por segundo, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Conforme a companhia, esse foi o segundo maior registro em 25 anos. O maior volume foi em 2014, quando a vazão foi de 47 milhões de litros por segundo.


Na manhã da última segunda-feira (17), um turista caiu nas Cataratas do Iguaçu, no lado argentino do Parque Nacional. Segundo informações, ele estava tentando tirar uma foto no momento da queda. Uma guia turística acionou as autoridades do Parque Nacional e informou que ele teria subido em uma das grades de proteção de uma das passarelas. Ele ainda não foi localizado.


No lado brasileiro, a passarela próxima às quedas estava fechada desde o dia 12 e foi liberada no último sábado (15), após vistoria de equipe técnica.


No lado argentino, uma passarela ficou parcialmente destruída no sábado em razão do grande volume de água. Segundo informações do Parque Nacional Iguazú – Argentina, o local permanecerá temporariamente fechado até o conserto do trecho que cedeu.