Paraná

CGE volta à estrada para verificar distribuição de vacinas e merenda escolar

12 abr 2021 às 10:25

Mais 18 cidades do Oeste ao Norte Pioneiro estão no roteiro da CGE-Itinerante, programa da Controladoria-Geral do Estado que verifica a qualidade dos serviços estaduais que prestam atendimento presencial. O trabalho começa nesta segunda-feira (12) e vai conferir a distribuição de vacinas contra a Covid-19 e de kits de merenda escolar.

A equipe entrevistará gestores de secretarias municipais da Saúde e cidadãos para verificar a conformidade com decretos e normas de distribuição dos imunizantes e dos alimentos.

Além das entrevistas, os servidores registram observações nos locais e divulgam as formas que o cidadão têm para entrar em contato com o Governo do Paraná. O trabalho é realizado em conjunto pelas coordenadorias de Ouvidoria e de Transparência e Controle Social da CGE.

Nas três viagens anteriores, feitas exclusivamente para acompanhar a distribuição de vacinas, foram visitadas 50 cidades. Com as 18 deste novo roteiro, a CGE terá amostragem das 22 Regionais da Saúde.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explica que a CGE-Itinerante não se restringe a verificações de conformidade. “Neste momento tão delicado, causado pela Covid-19, os gestores e os cidadãos contam com apoio do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou decretos para amenizar os efeitos da pandemia e tem se esforçado para trazer vacinas ao Paraná. A CGE, por sua vez, quer garantir a efetividade das metodologias aplicadas e da legislação”, diz Siqueira.

As visitas seguem os protocolos de segurança sanitária. Também foi verificada a bandeira restritiva em vigência em cada município a ser visitado.

Cristiano Pereira, da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, à frente da CGE-Itinerante, explica que as perguntas aos responsáveis de cada município envolvem constatação de problemas na distribuição das doses de vacina por parte do Governo e qual plano de vacinação é seguido, entre outras observações. “Com isso, conseguimos dados para melhorar o processo e reforçamos o apoio dado pela administração estadual às prefeituras”, afirma.

AEN