Paraná

Chuvas podem chegar ao Paraná nesta semana? Saiba o que diz a previsão do tempo

06 mai 2024 às 09:05


A quarta onda de calor deste ano colocou o Paraná em alerta para a elevação das temperaturas em até 5ºC acima da média, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A tendência, diz o órgão, é que o tempo permaneça seco nos próximos dias, afastando a possibilidade de ocorrência de chuvas.


O alerta para o risco à saúde relacionado à onda de calor é válido até esta segunda-feira nas seguintes regiões do Paraná: norte pioneiro, norte central e oeste. Ao menos 172 cidades do Estado devem ser afetadas pelo calor forte.


A segunda-feira (6) deve começar com o tempo estável, e o sol predominará desde as primeiras horas do dia, elevando as temperaturas rapidamente, segundo o Simepar.


Entre os dias 10 e 15, porém, há previsão de chuva nas regiões mais próximas a Santa Catarina. O cenário é influenciado pela aproximação de um ciclone extratropical no Paraná. O fenômeno deve se desenvolver entre terça (7) e quarta-feira (8) entre o Uruguai e a Argentina.


“No Paraná, o tempo segue estável e com a atuação do veranico pelo menos até o dia 9, quando a frente fria associada ao ciclone extratropical se aproxima do Paraná”, informou o órgão.


De acordo com a Defesa Civil, duas pessoas morreram na tarde de sexta-feira (3) no Paraná em decorrência das chuvas. Três pessoas estavam em um carro que foi levado pela correnteza na cidade de Bela Vista da Caroba, sudoeste do Paraná. Uma pessoa sobreviveu. Um homem e uma mulher foram encontrados sem vida.