Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Cidades perto de 0ºC e sensação térmica negativa: frio volta ao Paraná e só vai embora na sexta

Algumas estações meteorológicas do Simepar registraram nesta terça-feira a temperatura mais baixa de julho de 2025
29 jul 2025 às 08:58
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: Gabriel Rosa/AEN

A chegada de uma massa de ar polar trouxe novamente o frio para o Paraná neste inverno. Com exceção do Litoral, esta terça-feira (29) amanheceu com temperaturas abaixo de 9°C em praticamente todo o Estado, e algumas cidades tiveram sensação térmica negativa por conta da presença de vento. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse é só o começo: na quarta (30) o frio ficará mais intenso e só perderá força na sexta-feira (01).


O declínio acentuado das temperaturas começou na segunda-feira (28). Entre o início da tarde e o fim da noite os valores caíram entre 10°C e até 14°C em algumas cidades. Na Capital, por exemplo, 14h a temperatura média era de 19,4°C e à 0h de terça (29) já estava em apenas 9°C. Em Cambará às 16h a temperatura média era de 23,8°C e à 0h de terça era de 11,7°C. Em Cerro Azul às 14h a temperatura média era de 24,4°C e à 0h de terça estava em 10,6°C.


As menores temperaturas no amanhecer desta terça-feira (29) foram em Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C). As mais altas e únicas acima de 9°C em todo o estado foram no Litoral: Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C). A sensação térmica foi ainda mais baixa, chegando a valores negativos em algumas cidades, por conta da presença de vento: Santa Maria do Oeste (-1,2°C às 6h30), Lapa (-0,4°C às 7h), e Guarapuava (-0,5°C às 6h30).


Algumas estações meteorológicas do Simepar registraram nesta terça-feira a temperatura mais baixa de julho de 2025. Elas ficam em Antonina (8,6°C), Cerro Azul (5°C), Distrito de Entre Rios em Guarapuava (1,9°C), Cornélio Procópio (7°C), Santa Maria do Oeste (3,8°C) e Santo Antônio da Platina (6,5°C).


“Ao longo do dia, com o predomínio do sol, o vento perde intensidade e deixa a sensação térmica mais condizente com o valor de termômetro. Mas mesmo assim não esquenta muito. As máximas mais altas estão previstas perto do Noroeste e Norte Pioneiro, em torno dos 20°C”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar. 

Outras notícias

PRF apreende 27 iPhones escondidos em estepe de veículo na BR-277, em Irati

Operação conjunta prende irmãos acusados do homicidio de Wesley Pinheiro Rodrigues, ocorrido em Castro

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral


No Litoral as temperaturas podem chegar a 19°C nesta terça (29), e no resto do estado não devem passar de 15°C. Já na quarta-feira (30), o frio ganha intensidade e aumenta o risco de formação de geadas. “Como fica sem vento e as temperaturas inferiores aos 5°C nos termômetros em toda a metade Sul paranaense, há risco de geada forte no Centro-Sul, moderada nos Campos Gerais, e fraca a moderada na Região Metropolitana de Curitiba”, afirma Jacobsen.


Na quinta-feira (30) o frio continua e há risco de geadas menos abrangentes nas mesmas regiões. A massa de ar polar só perde força na sexta-feira.


SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.


Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Paraná
Imagem de destaque

Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local

Paraná

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Paraná

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Polícia procura mulher que se passou por funcionária de vidraçaria e furtou joias de idosa

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.