Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Com alta de 4,2% em agosto, indústria do Paraná cresceu 5 vezes mais do que a do Brasil

10 out 2025 às 10:17
Por: Agência Estadual de Notícias
Imagem: Reprodução/Creative Commons

A indústria paranaense registrou em agosto um crescimento de 4,2% no volume de atividades em relação a julho, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi mais de cinco vezes superior à média nacional, que ficou em 0,8% no mesmo período. Em termos regionais, foi o melhor desempenho entre todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, atrás apenas do Pará (5,4%) e da Bahia (4,9%) no ranking nacional.


O avanço, que já considera os efeitos sazonais do setor, confirma o bom momento da indústria paranaense. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, a indústria do Paraná cresceu 4,2% em comparação aos mesmos meses do ano passado, também bem acima da média nacional, que ficou em 0,9%. No ranking acumulado do ano, o Estado aparece em terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo (6,1%) e do Pará (5%).


Entre os segmentos, o destaque de agosto ficou para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que teve uma variação mensal de impressionantes 132,7%, impulsionando todo o setor. Também apresentaram resultados positivos a fabricação de celulose e papel (14,6%), produtos químicos (8,5%) e biocombustíveis e derivados de petróleo (3,4%).


A comparação com o mesmo mês de 2024 também é favorável ao Paraná. Em agosto, a produção industrial estadual ficou 3,8% acima do registrado no mesmo mês do ano passado, enquanto a indústria nacional apresentou queda de 0,7% no mesmo recorte.


No acumulado do ano, a expansão é de 4,2% do setor como um todo. De janeiro a agosto, os destaques foram para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (60,9%), produtos químicos (11,8%), máquinas e equipamentos (8,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (8,4%), papel e celulose (4,3%), móveis (3,7%), produtos de minerais não metálicos (3,3%) e biocombustíveis e derivados de petróleo (2,9%).

Outras notícias

Isenção da taxa de reteste da CNH gera economia de 90% para população em seis meses

Aeronave da PRF é acionada para atender emergência médica na BR-116, em Tijucas do Sul

Ex-militar é preso com arsenal em Curitiba suspeito de abastecer o Comando Vermelho


INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO – O diferencial do desempenho paranaense está na estrutura produtiva. Enquanto outros estados que lideram o crescimento dependem fortemente das atividades extrativas, como a mineração e a exploração de petróleo, o Paraná concentra sua produção na indústria de transformação. Isso significa uma economia mais diversificada, menos sujeita a oscilações de preços internacionais de commodities e com maior capacidade de agregar valor à produção.


Na prática, essa característica se reflete em cadeias produtivas mais completas, que vão desde a fabricação de insumos químicos utilizados no agronegócio e na indústria farmacêutica até a produção de veículos, máquinas e equipamentos que abastecem tanto o mercado interno quanto as exportações.


O Estado também se destaca pela forte integração entre a indústria e a agroindústria, especialmente no setor cooperativista. As cooperativas agroindustriais paranaenses transformam matérias-primas agrícolas em alimentos processados, bebidas e biocombustíveis, o que eleva o valor agregado da produção e amplia as oportunidades de mercado.


Esse perfil industrial garante ainda empregos mais bem remunerados, estimula a inovação e multiplica os efeitos positivos sobre a economia regional. Ao gerar demanda por transporte, logística, comércio e serviços especializados, a indústria de transformação e a agroindústria paranaense consolidam um ciclo virtuoso de desenvolvimento, que combina competitividade internacional com impactos diretos na renda dos empregados e no poder aquisitivo das famílias.


PESQUISA DA INDÚSTRIA – A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional, e para o Nordeste como um todo.


Os resultados da pesquisa, em nível nacional e estadual, também podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional, relativa a setembro, está prevista para 11 de novembro.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Polícia Civil e Polícia Militar de Palmeira realizam operação contra o tráfico de drogas

Paraná
Imagem de destaque

96 escolas do Paraná terão nova consulta pública para adesão ao Programa Parceiro da Escola

Paraná

PCPR mira esquema de fraude encabeçado por funcionário terceirizado em Curitiba

Paraná

PCPR cumpre 26 mandados contra grupo suspeito de vender droga sintética à base de cetamina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Prédio na Rua Caracas é multado em R$ 4,8 milhões por descarte irregular de esgoto

Cidade
Londrina e região

Criança falta à escola e irmão de 19 anos é denunciado por agressão em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Guarda Municipal é preso por furtar 10 mil dólares de motorista em abordagem em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Corpo de idoso é encontrado em avançado estado de decomposição em Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina e região entram em alerta laranja para chuva intensa e ventos de até 100km/h

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 38 | Inovação Empresarial | Victor Silva

Podcast Falando de Gestão | EP 36 | Polarização e Redes Social | Cristina Consalter

Podcast Pod Tah | EP 34 | A Trajetória da Dra. Daniela Ribeiro na Odontologia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.