Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Com alta de 4,2% em agosto, indústria do Paraná cresceu 5 vezes mais do que a do Brasil

10 out 2025 às 10:17
Por: Agência Estadual de Notícias
Imagem: Reprodução/Creative Commons

A indústria paranaense registrou em agosto um crescimento de 4,2% no volume de atividades em relação a julho, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi mais de cinco vezes superior à média nacional, que ficou em 0,8% no mesmo período. Em termos regionais, foi o melhor desempenho entre todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, atrás apenas do Pará (5,4%) e da Bahia (4,9%) no ranking nacional.


O avanço, que já considera os efeitos sazonais do setor, confirma o bom momento da indústria paranaense. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, a indústria do Paraná cresceu 4,2% em comparação aos mesmos meses do ano passado, também bem acima da média nacional, que ficou em 0,9%. No ranking acumulado do ano, o Estado aparece em terceiro lugar, atrás apenas do Espírito Santo (6,1%) e do Pará (5%).


Entre os segmentos, o destaque de agosto ficou para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que teve uma variação mensal de impressionantes 132,7%, impulsionando todo o setor. Também apresentaram resultados positivos a fabricação de celulose e papel (14,6%), produtos químicos (8,5%) e biocombustíveis e derivados de petróleo (3,4%).


A comparação com o mesmo mês de 2024 também é favorável ao Paraná. Em agosto, a produção industrial estadual ficou 3,8% acima do registrado no mesmo mês do ano passado, enquanto a indústria nacional apresentou queda de 0,7% no mesmo recorte.


No acumulado do ano, a expansão é de 4,2% do setor como um todo. De janeiro a agosto, os destaques foram para a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (60,9%), produtos químicos (11,8%), máquinas e equipamentos (8,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (8,4%), papel e celulose (4,3%), móveis (3,7%), produtos de minerais não metálicos (3,3%) e biocombustíveis e derivados de petróleo (2,9%).

Outras notícias

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Jovem é preso após usar Pix para ameaçar de morte avós de ex no PR

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País


INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO – O diferencial do desempenho paranaense está na estrutura produtiva. Enquanto outros estados que lideram o crescimento dependem fortemente das atividades extrativas, como a mineração e a exploração de petróleo, o Paraná concentra sua produção na indústria de transformação. Isso significa uma economia mais diversificada, menos sujeita a oscilações de preços internacionais de commodities e com maior capacidade de agregar valor à produção.


Na prática, essa característica se reflete em cadeias produtivas mais completas, que vão desde a fabricação de insumos químicos utilizados no agronegócio e na indústria farmacêutica até a produção de veículos, máquinas e equipamentos que abastecem tanto o mercado interno quanto as exportações.


O Estado também se destaca pela forte integração entre a indústria e a agroindústria, especialmente no setor cooperativista. As cooperativas agroindustriais paranaenses transformam matérias-primas agrícolas em alimentos processados, bebidas e biocombustíveis, o que eleva o valor agregado da produção e amplia as oportunidades de mercado.


Esse perfil industrial garante ainda empregos mais bem remunerados, estimula a inovação e multiplica os efeitos positivos sobre a economia regional. Ao gerar demanda por transporte, logística, comércio e serviços especializados, a indústria de transformação e a agroindústria paranaense consolidam um ciclo virtuoso de desenvolvimento, que combina competitividade internacional com impactos diretos na renda dos empregados e no poder aquisitivo das famílias.


PESQUISA DA INDÚSTRIA – A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional, e para o Nordeste como um todo.


Os resultados da pesquisa, em nível nacional e estadual, também podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional, relativa a setembro, está prevista para 11 de novembro.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

PF deflagra Operação para desarticular grupos responsáveis por fraudes financeiras milionárias

Paraná
Imagem de destaque

PRF apreende grande quantidade de maconha em Palmeira

Paraná

Foragido apontado como mandante de homicídio é preso em ação conjunta da polícia em Carambeí

Paraná

Paraná recebe primeiras vacinas contra o vírus sincicial respiratório para gestantes

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Brasil e mundo
Brasil

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.