A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou o ano de 2023 com ações preparatórias para o novo contrato de concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado, válido por mais 30 anos, e que entra em vigor a partir de julho de 2024. O novo período possui metas de interiorização e atendimento a todas as mesorregiões do Estado. Outro foco nos primeiros 100 dias deste ano foram os projetos ligados à sustentabilidade.
“Iniciamos uma série de projetos para que, ao chegar em 2024, a Compagas esteja pronta para executar as obras e cumprir as metas obrigatórias estabelecidas no novo contrato. Vamos chegar à novas regiões do Paraná, atender novos clientes e ampliar nossa estrutura, com eficiência e sustentabilidade”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Junior.
Exemplos desta preparação são os processos em andamento para aquisição de gás natural e biometano. Na chamada pública que visa a aquisição do biometano para inserção no portfólio de suprimentos da Companhia, foram recebidas 22 propostas de 12 supridores que participam do processo.
Somados, os volumes apresentados podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos (m³) de gás natural renovável para o Paraná.
A Compagas também lançou no mês de março uma nova Chamada Pública para aquisição de gás natural. A CP24, como é denominada, tem como objetivos principais a contratação de 300 mil m³ por dia para atendimento ao mercado cativo a partir de 2024, de forma a complementar os contratos existentes, e a contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná, incluindo Londrina e Maringá.
“Os novos processos de aquisição de molécula refletem o esforço da Compagas para diversificar o mix de suprimento da Companhia, com o objetivo de fortalecer a segurança operacional e a busca por melhores condições de fornecimento para o mercado”, destaca Lamastra.
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - Além das ações ligadas ao suprimento de gás canalizado, a Compagas está executando projetos ligados à mobilidade sustentável, como os testes com o ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) que integra o transporte coletivo urbano de Curitiba e Região Metropolitana.
A ação realizada durante todo o mês de março fez parte do projeto de mobilidade urbana sustentável a partir do uso do gás natural da Compagas, em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a fabricante Scania.
Este mês, a mesma ação acontece com a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é fazer o teste do veículo movido 100% a GNV e certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes para integrar esse tipo de veículo nas frotas do transporte público do Estado.
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás pode emitir até 20% menos CO2 (dióxido de carbono), o gás que provoca o efeito estufa.
Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.
“O gás natural é reconhecido como uma energia verde e colabora diretamente para a transição energética também com melhor competitividade”, destaca Lamastra.
Já os veículos de transporte coletivo a gás, acrescenta ele, são uma realidade nas principais cidades do mundo. “E nós precisamos aplicar essa tecnologia em nosso Estado, com a substituição de veículos por modelos capazes de contribuir com o meio ambiente, com a saúde da população e com a economia”, completa CEO da Companhia.
Outro projeto que colabora para a sustentabilidade são os Corredores Azuis. Ação que visa o desenvolvimento de pontos de abastecimento de gás natural veicular (GNV) adequados e adaptados para veículos pesados (caminhões e ônibus) nas principais rodovias e rotas de escoamento de cargas, permitindo trajetos com maior autonomia com energia limpa.
No Paraná, a Compagas está desenvolvendo ações para implementar novos pontos de abastecimento e ampliar o número de veículos que utilizam o gás em suas viagens.
Atualmente, cinco postos localizados na Região Metropolitana de Curitiba já abastecem estes veículos e, ainda em 2023, a previsão é que comece a operar, na cidade de Ponta Grossa, o primeiro posto projetado com infraestrutura exclusiva para o abastecimento a gás de veículos pesados.
Tanto o ônibus como o caminhão 100% a gás natural foram levados pela Compagas para o espaço Tomorrow Mobility no Smart City Expo Curitiba 2023 para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.
No evento, realizado entre os dias 22 e 24 de março no Parque Barigui, a Companhia também fez questão de destacar a disponibilidade da tecnologia para adoção imediata. Ou seja, os veículos já saem de fábrica prontos para uso do gás natural ou biometano e podem ser colocados em utilização de forma imediata, como os produzidos pela Scania nacionalmente.
São exemplos o ônibus que circula em testes pela região metropolitana de Curitiba, como as centenas de caminhões, que já rodam diariamente pelas estradas de todo o país.
MAIS COMPETITIVIDADE - A sustentabilidade também está aliada à economia para o segmento veicular. E para incentivar este setor, a Compagas está desenvolvendo ações junto a órgãos e instituições do Governo para promover uma maior competitividade ao GNV, ampliar as vendas deste combustível e proporcionar mais economia para aqueles que o utilizam diariamente.
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A partir de 1º de fevereiro, a tarifa aplicada pela Compagas para o segmento veicular sofreu uma redução de 15,75%, e a partir de 1º de abril uma mudança na base de cálculo dos tributos que incidem sobre o GNV via Confaz permitiu mais uma redução de mais 3%.
Além disso, há uma manutenção da desoneração das alíquotas de PIS e Cofinz incidentes sobre as operações com GNV até o mês de junho, conforme decisão do governo federal.
“A Compagas repassa integralmente todas essas condições ao revendedor de combustíveis, mas a definição do preço de venda do GNV ao usuário final acaba sendo uma liberalidade dos postos, que atuam em livre comércio”, ressalta Lamastra.
De janeiro a abril, com todos os incentivos, a tarifa do GNV da Compagas para os postos teve uma redução de R$ 0,89. “A expectativa da Companhia é que o preço ao consumidor seja reduzido na mesma proporção dessas conquistas e que os motoristas que rodam com gás natural tenham ainda mais economia no dia a dia”, completa.
Importante destacar, ainda, que os motoristas paranaenses que possuem o kit GNV instalado e a documentação em dia têm um desconto de cerca de 70% no IPVA, pagando alíquota de 1% sobre o valor do veículo, enquanto para os demais é de 3,5%.
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SOBRE A COMPAGAS - A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%.
Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural.
Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais, e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.