Paraná

Continuam as ações do Território Cidadão-IV

20 mar 2018 às 11:24

Desde o ultimo dia 9 de março os moradores dos bairros Guarujá, 14 de Novembro e Quebec, contam com atendimento e serviços nas áreas da saúde, cidadania, cultura , esporte e lazer. O quarto Território Cidadão implantado pela Gestão Paranhos, mobilizou todas as secretarias municipais.  Servidores e voluntários se revezaram para oferecer atendimento médico, odontológico,  esportivo, cultural e de cidadania à população. Durante este período, as ações  de sensibilização atingiram cerca de oito mil dos quase 15 mil habitantes da região, com visitas presenciais, orientações e atendimentos das secretarias.

As estruturas temporárias foram desmontadas mas  as ações de sensibilização no Território Guarujá/XV de Novembro não foram encerradas. Os trabalhos naquela região  continuam. Servidores municipais permanecem no local para atender as reivindicações feitas pelos moradores. Durante uma semana  foram feitas obras de reparos em calçadas, recapeamento de ruas  como a Rua dos Cravos, em frente ao Cemitério Jardim da Saudade, revitalização dos muros, paisagismo e jardins do cemitério Jardim da Saudade, pela Acesc e Secretaria de Obras; pintura de sinalização horizontal de trânsito, corte  e poda de árvores, limpeza e desentupimento de todos os bueiros,  entre outras demandas apresentadas pela comunidade.

Nos próximos dias, segundo o gerente territorial, Ailton Lima, serão iniciados os estudos para pavimentação da Rua da Amizade até a esquina com a Rua Vitorino Araujo, no mutirão do bairro 14 de Novembro. Reivindicação antiga dos moradores que será executada pela administração do prefeito Leonaldo Paranhos.

 

Envolvimento

Seu José Cardoso, morador do bairro Guarujá, há 34 anos aprovou a instalação do Território Cidadão. “A gente estava precisando disso. Ver nosso bairro mais limpo, mais bonito”. E este é um dos objetivos do programa, fazer com que os moradores valorizem os lugares onde moram. Cuidem das praças, calçadas, espaços públicos e de seus imóveis. “Queremos desenvolver o sentimento de pertencimento nestas pessoas. Elas precisam se sentir responsáveis pela manutenção e cuidado do bairro onde vivem”, explicou o gestor territorial, Luiz Carlos da Costa, Cocão.

Um exemplo deste sentimento, é o envolvimento da comunidade nos cuidados com as hortas urbanas. Nos Territórios já instalados, Cascavel Velho, Interlagos, Santa Cruz, e agora no bairro Guarujá o projeto de Agricultura Urbana vem chamando atenção dos moradores. Em todos eles a produção de verduras, legumes e ervas medicinais e aromáticas deve a atender as necessidades dos moradores. O objetivo é fazer com que os próprios moradores cuidem, colham e consumam e façam a distribuição destes alimentos.