Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Copel registra 22 ocorrências de desligamento de rede elétrica por queda de balões em 2025

A companhia lembra que soltar balões é prática de crime ambiental, previsto na Lei 9.605/98, com penalidade de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas simultaneamente.
14 jun 2025 às 11:02
Por: Agência Estadual de Notícias
Copel

De janeiro a maio de 2025, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) registrou 22 ocorrências de desligamentos da rede elétrica por quedas de balões sobre a rede. Estes casos afetaram centenas de unidades consumidoras de nove cidades do Paraná.

 

“Ocorrências com balões colocam vidas em risco, causam desligamentos na rede elétrica e prejuízos à coletividade e, mesmo assim, se repetem ano após ano. E os locais do maior número de casos são praticamente os mesmos”, alerta o gerente de divisão de construção e manutenção da Copel para Curitiba, Marcos Mikuska.

 

A Copel lembra que soltar balões é prática de crime ambiental, previsto na Lei 9.605/98, com penalidade de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas simultaneamente.

Outras notícias

Estado vai distribuir nesta semana 100 mil testes rápidos para Influenza A, B e Covid-19

Acidente grave na Estrada Boiadeira deixa dois mortos e dois feridos em Araruna

PCPR e PMPR prendem suspeitos de tentativa de roubo a banco em Bocaiúva do Sul

 

Dos casos de desligamentos por balões, Curitiba figura no topo com 12 ocorrências, no período de 1º de janeiro a 31 de maio deste ano, entre nove municípios com registros deste tipo em todo o estado. Isso é mais que uma tendência, uma vez que no mesmo período do ano passado foram 13 interrupções de energia causadas por balões na capital, que também esteve à frente de sete cidades, onde houve o mesmo tipo de ocorrência nos primeiros cinco meses de 2024.

 

“Não é possível classificar como brincadeira ou hobby uma prática que coloca a própria vida e a de terceiros em risco. A queda de um balão pode causar incêndios, derrubar aviões, paralisar indústrias”, afirma Mikuska.

 

Ano registra um caso a mais de queda de balões que 2024

 

No comparativo deste ano com o ano anterior, em 2025 houve um registro a mais de queda de balões sobre a rede elétrica. Em 2024, foram 21 ocorrências desta natureza desde o início de janeiro ao fim de maio.

 

Em relação aos dados dos primeiros cinco meses de 2025, colombo aparece em segundo lugar com duas ocorrências, e araucária, também com duas. Completando os registros, com um caso cada uma, vêm as cidades de Maringá e Ubiratã, no noroeste paranaense; Borrazópolis e Cambé, no norte, Foz do Iguaçu, no oeste, e União da Vitória, no sul.

 

No ano passado, depois de Curitiba, o maior número de ocorrências de interrupções de energia causadas por balões foi em Campina Grande do Sul, com três casos; e com um caso em cada as cidades de Apucarana, no norte paranaense; Araucária e Fazenda Rio Grande, na região metropolitana da capital; Guaratuba e Pontal do Paraná, no litoral.

 

No primeiro dia deste mês de junho, foi registrada a queda de um balão sobre a rede elétrica no município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A ocorrência foi na Rodovia da Uva, deixando 4.982 unidades consumidoras momentaneamente sem luz na região.

 

De imediato, o sistema automatizado da rede elétrica da Copel isolou o trecho atingido pelo artefato e religou a maioria dos clientes. Até a retirada do balão e o conserto das avarias na rede de energia, foi necessário deixar 1.648 unidades consumidoras sem luz na região.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Ganhando o Mundo: 99 alunos da rede estadual embarcam para intercâmbio na Austrália

Paraná
Imagem de destaque

Paraná inicia a semana com mais de 21 mil vagas de emprego; Cascavel lidera ofertas

Paraná

Mulher é indiciada por jogar corrosivo nas genitais do ex-companheiro em Ponta Grossa

Paraná

Programa Parceiro da Escola tem mais de 86% de aprovação dos pais

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping de Londrina é furtada e tem prejuízo de R$ 2 milhões

Brasil e mundo
Mundo

Homem é engolido inteiro por Píton de 8 metros

Brasil
Brasil

Apresentador de TV é morto com furadeira após discussão; suspeito segue foragido

Cidade
Londrina e região

Corpo em decomposição é encontrado dentro de empresa desativada em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Grave acidente deixa uma pessoa morta e duas gravemente feridas na BR-369

Podcasts

Podcast Negócios à parte | EP 13 | Dia a Dia de um Corretor de Imóveis | Rejany Albuquerque

Podcast Eleva+ Cast | EP 14 | Gestão Condominial | Euro Condomínios

Podcast PodGuest | EP 13 | Batalha de Drinks: O Novo Reality Show da Tarobá

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.