Paraná

Corpo de Bombeiros avalia como positiva proposta de emancipação da corporação

15 dez 2022 às 16:43

O Corpo de Bombeiros do Paraná avaliou como positiva a proposta de emenda à constituição (PEC) que trata sobre a emancipação da corporação. Segundo o comando estadual, a desvinculação com a Polícia Militar (PM) ajudará a solucionar problemas específicos com mais facilidade.


"Os Bombeiros fazem a escolha desde o início da carreira de serem bombeiros. Se pudermos tomar decisões acerca da nossa atividade principal, poderemos encontrar soluções com mais facilidade, como por exemplo a chegada aos municípios que ainda não dispõe dessa atividade”, disse o chefe de Gabinete do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, major Eduardo Pinheiro.


O processo será de forma gradual e não deve mudar a forma de ingresso à corporação. "Não há nenhum projeto de terceirização relacionado à desvinculação do Corpo de Bombeiros. A forma de ingresso continuará sendo por concurso público”, disse o major.


A PEC foi debatida em duas discussões no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Com a aprovação, basta a promulgação da lei para formalizar a "separação" em caráter organizacional. No Brasil, apenas os estados do Paraná e São Paulo mantêm o Corpo de Bombeiros vinculado à PM.