O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou nesta sexta-feira (25) sobre a confirmação do segundo caso da variante delta, mas conhecido com a indiana no Paraná. A mulher de 42 anos, gestante, residente do Japão, que chegou ao Brasil no dia 05 de abril. A paciente precisou ser internada no dia 15 de abril e, devido ao agravamento dos sintomas, em 18 de abril passou por uma cesariana de emergência e morreu no mesmo dia. Após a identificação desses dois casos, o Paraná começou as investigações para identificar possíveis outros casos da variante na região de Apucarana.
O Brasil está convivendo diariamente com várias cepas e por isso as orientações continuam sendo as mesmas. O distanciamento social, uso da máscara e álcool gel.
Beto Preto afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo do Paraná estão montando estratégias para conter o avanço da pandemia. Ele destaca que a principal ferramenta contra o vírus é a vacina.
Durante a semana, Beto Preto esteve com o governador, Ratinho Junior, em Brasília para conseguir mais doses do imunizante. A meta é chegar ao dia 31 de agosto com pelo menos 80% do público alvo vacinado. Por isso, o secretário pede a colaboração dos prefeitos e gestores dos 399 municípios paranaenses.
Nesta sexta-feira serão distribuídas doses as 22 regionais do estado, e a orientação é de que sejam retiradas ainda hoje. O secretário pede que a vacinação seja retomada no sábado para acelerar o processo.
Ele ainda destacou na coletiva sobre a importância da vacinação contra a influenza, que foi liberada para o público em geral ainda na quinta-feira.