Paraná

Crise hídrica: Cascavel decreta situação de emergência

26 ago 2021 às 19:03

A prefeitura de Cascavel decretou situação de emergência por crise hídrica. A publicação foi feita hoje em Diário Oficial.

Conforme o que foi publicado no decreto o Estado do Paraná está enfrentando a crise em decorrência de uma estiagem prolongada superior há três anos. A maior estiagem dos últimos 98 anos no Paraná. O nível de chuva recebido nos últimos anos foram abaixo do normal destaque para o período compreendido entre janeiro e dezembro de 2020 totalizando 2020 mm, abaixo do esperado. E o período de 1 de janeiro a 15 de agosto de 2021, totalizando 647 mm; segundo informações do Simepar no dia 16 agosto 2021 esta quantidade está muito abaixo do necessário para a normalidade dos reservatórios hídricos.

O decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Por força do decreto, o município poderá comprar sem licitação o que for necessário para enfrentar a crise. O decreto será válido por 180 dias.

Conforme a Secretaria de Assistência Social de Cascavel, as famílias classificadas em extrema pobreza e baixa renda na área urbana de Cascavel são mais expostas à crise hídrica e possuem maiores dificuldades. Veja o decreto na íntegra.