A ginasta curitibana Júlia Soares, medalhista de bronze por equipes na Olimpíada de Paris 2024, voltou a brilhar neste fim de semana. A atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado neste domingo (7), em Recife. Júlia também garantiu a prata por equipes e o bronze na trave.
Aos 20 anos, Júlia treina atualmente no Clube Pinheiros, em São Paulo, mas iniciou sua carreira no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), em Curitiba, vinculado à Secretaria de Estado do Esporte. Ela começou a treinar aos quatro anos e foi bolsista por oito edições do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), do Governo do Paraná.
Na Olimpíada de Paris, disputada em 2024, Júlia conquistou a primeira medalha da história para a equipe feminina de ginástica artística do Brasil e também participou da final na trave.
Programa Geração Olímpica e Paralímpica
O GOP está em sua 14ª edição e é o maior programa estadual de bolsa-atleta do Brasil. Criado pelo Governo do Paraná e executado pela Secretaria do Esporte (SEES), conta nesta edição com 1.226 bolsas para atletas e técnicos paranaenses, em um investimento de R$ 5,2 milhões, com recursos da Copel.
Entre as novidades está a “bolsa medalhista”, destinada a atletas e técnicos que representaram o Brasil e conquistaram medalhas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, como é o caso de Júlia Soares.
O objetivo do programa é tornar o Paraná referência nacional no esporte olímpico e paralímpico, valorizando talentos desde a base até o cenário internacional.