Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Economia em alta: Paraná atinge marca de 1 bilhão de notas fiscais emitidas no 1º semestre

O número recorde reflete tanto o bom momento da atividade econômica paranaense como também o aumento de solicitação do documento por parte dos consumidores, consolidando um hábito cada vez mais presente no cotidiano das compras.
22 jul 2025 às 16:31
Por: Agência Estadual de Notícias
Foto: AEN

O Estado do Paraná alcançou uma marca inédita em sua história fiscal com mais de 1,02 bilhão de notas fiscais emitidas entre janeiro e junho de 2025. O número recorde reflete tanto o bom momento da atividade econômica paranaense como também o aumento de solicitação do documento por parte dos consumidores, consolidando um hábito cada vez mais presente no cotidiano das compras.


O volume representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emitidas 985,2 milhões de notas fiscais. Os dados referem-se à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), principal documento utilizado em transações com o consumidor final, como em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos do varejo.


Para efeito de comparação, em 2015, ano em que teve início o Programa Nota Paraná, foram emitidas cerca de 2,04 milhões de notas no primeiro semestre. O salto para mais de 1 bilhão em 2025 representa um crescimento de mais de 500 vezes em uma década.


O aumento da emissão de notas também é atribuído à ampliação do uso de documentos fiscais eletrônicos por microempreendedores individuais (MEIs) e à maior conscientização da população sobre os benefícios de pedir a nota. Além de indicar um potencial aumento nas transações comerciais de modo geral, o crescimento das emissões ajuda no combate à sonegação.


“A marca histórica simboliza mais que um número. Ela representa a evolução da relação entre o cidadão, o comércio e o Estado, promovendo transparência, justiça tributária e desenvolvimento econômico”, destaca o auditor fiscal da Receita Estadual, Lhugo Tanaka.

Outras notícias

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local


Outro destaque é o crescimento nas emissões da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizada nas operações entre empresas. Foram 306 milhões de documentos emitidos no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 15,9% em comparação às 263,9 milhões registradas no mesmo período de 2024.

A NF-e é a nota fiscal comum emitida nas transações que envolvem pessoa jurídica, incluindo compra e venda, devolução de mercadorias, transferências e até exportações.


ECONOMIA – Os dados econômicos mais recentes confirmam o dinamismo da economia paranaense em 2025. Segundo o Banco Central, a atividade econômica cresceu 8,5% no 1º trimestre no Estado, mais que o dobro da média nacional (3,7%). O desempenho se reflete também no Produto Interno Bruto (PIB), que teve alta de 5% entre janeiro e março, enquanto o país avançou 2,8%. Em valores nominais, o PIB paranaense alcançou R$ 210,9 bilhões no período, de acordo com o IBGE.


Esse ritmo acelerado se espalha por diferentes setores: a indústria cresceu 5,7% entre janeiro e maio – 2º melhor resultado do Brasil –, o comércio avançou 3%, quase o triplo da média nacional (1,1%), e os serviços acumularam alta de 1,1% no 1º quadrimestre. No turismo, o Estado liderou o crescimento nacional em maio, com alta de 2,6% nas atividades do setor, enquanto a média dos estados foi negativa (-0,7%).


O cenário positivo tem impulsionado a confiança dos empreendedores e o dinamismo do mercado de trabalho. Apenas no 1º semestre, o Paraná registrou crescimento de 17,07% no saldo de abertura de empresas, com 80.158 novos negócios formalizados. A expansão da atividade também se refletiu na geração de empregos: foram criadas 84 mil vagas com carteira assinada entre janeiro e maio, o terceiro maior saldo entre os estados. Ao todo, 326 municípios paranaenses tiveram saldo positivo de contratações no período, o equivalente a 81,7% das localidades do Estado.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Paraná

Acidente entre três caminhões deixa um motorista morto e fecha a BR-376 em Guaratuba

Paraná

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.