Em apenas 15 dias, Curitiba já registra mais que o dobro do acumulado médio de chuvas previsto para outubro. De acordo com informações divulgadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta segunda-feira (16), a capital costuma registrar acumulado de 149,6 milímetros no mês, mas em 2023, restando ainda 16 dias, Curitiba já alcançou a marca de 322,2 milímetros.
Os números elevados são reflexos dos temporais, em especial da última semana. Apenas entre os dias 7 e 8, por exemplo, foram 111,6 milímetros.
Nesta segunda-feira (16), a capital paranaense novamente está em alerta. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de ventos intensos e queda de granizo.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, um ar aquecido e úmido predomina no Paraná, o que provoca chuvas na região.
“Na terça e quarta-feira, há um deslocamento de uma frente fria pelo oceano, só que isso contribui para aumentar os índices de instabilidade no Paraná. Há condição de tempestades, mais localizadas, em diversas regiões”, informou.
Mesmo com a previsão de chuvas, os termômetros podem chegar aos 27°C em Curitiba.
*Com informações da Banda B.