Paraná

Empresários se posicionam contrários a nova concessão dos pedágios na região Oeste

20 fev 2021 às 08:23

Na última sexta-feira (19), aconteceu em Francisco Beltrão a audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, a partir da Frente Parlamentar dos Pedágios, que visa debater as novas concessões das rodovias do estado.

O evento foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop), prefeitos e vereadores da região, deputados, entidades e a sociedade puderam expor opiniões e pontos de vista em torno da proposta de pedágio elaborada pelo Governo Federal.

Devem acontecer outras 12 audiências para tratar do tema. Em todas realizadas no Oeste, os participantes foram totalmente contrários ao modelo de outorga apresentado pelo Governo. Também não concordaram com a quantidade de praças de pedágios apresentada. 

Edson Luiz Compagnolo, empresário da região, participou da audiência e ressalta os impactos negativos que a mudança traz aos empresários, "Nós já pagamos um alto preço com as matérias primas que vem e com os produtos que saem, já tem um alto preço de pedágio embutido. Com aumento tende a se agravar".

Ele explica ainda que com novas praças de pedágio o custo aumenta, e o preço terá que ser repassado ao consumidor, o problema agrava a situação da economia na região Oeste, grande produtora do agronegócio. 

A região sudoeste do estado, segundo a proposta do Governo Federal, deve ter duas praças de pedágio, uma na PR-182, a cerca de 7 km de Ampére, e outra na PR-280, em Vitorino. As duas praças terão uma distancia de aproximadamente 80 km uma da outra, e ambos os pontos tem sentido em direção a cidade de Francisco Beltrão.

A Frente Parlamentar terá audiências também em Londrina (11/02), Norte Pioneiro (12/02), Guarapuava (18/02), Francisco Beltrão (19/02), Maringá (25/02), Apucarana (26/02), Curitiba (04/03) e Ponta Grossa (05/03).