Paraná

Enade e OAB posicionam cursos de Direito na Unioeste entre os melhores do País

12 mai 2021 às 15:32

Os cursos de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em funcionamento nos campus de Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, receberam a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação.

Além disso, o Direito ofertado pela Unioeste está entre os dez mais bem avaliados no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, com os três primeiros lugares: Francisco Beltrão, com 73,68% dos aprovados, Foz do Iguaçu fez 52,63% e Marechal Cândido Rondon, 44%. Ambos resultados (Enade e OAB) revelam que o curso Direito da Unioeste está entre os melhores do País e os dez mais bem cotados do Estado.

EXCELÊNCIA - Outro indicador de qualidade é que o Direito da Unioeste obteve também o selo OAB Recomenda, conferido apenas às instituições que atendam critérios de excelência.

O selo é concedido a cada três anos pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e leva em conta o índice de aprovação de alunos no Exame de Ordem Unificado, desempenho dos alunos no Enade, prova aplicada pelo MEC que avalia os estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos e opiniões da Comissão Nacional de Educação Jurídica.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, comemora os resultados e ressalta que o Enade é um dos indicadores da qualidade da educação superior e um instrumento fundamental na avaliação dos cursos. “Essas classificações resultam de um conjunto de fatores, ou seja, uma equipe de docentes e agentes altamente qualificados e especialmente o empenho dos acadêmicos. Mais uma vez a Unioeste mostra em resultados oficiais o foco na qualidade dos profissionais que forma”.

Os cursos em Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu foram criados em 2002 e o de Francisco Beltrão, em 2003.  Juntos, já formaram aproximadamente 800 profissionais na área, que atuam em diversas partes do Brasil, como advogados, delegados, juízes, desembargados, carreiras acadêmicas.

Para a coordenadora do curso de Direito da Unioeste de Francisco Beltrão, Andréa Regina de Morais Benedetti, o diferencial do curso de Direito da Unioeste passa por uma seleção rigorosa e concorrida no vestibular e alunos engajados e com boas condições de permanência na Universidade, chegando aos professores qualificados e comprometidos com o ensino.

“Coordenar o curso é desafiador, mas ao mesmo tempo, é gratificante, pois é formado por uma equipe de professores comprometidos e muito qualificados e por acadêmicos estudiosos “, afirma a coordenadora do curso em Marechal Candido Rondon, Silvia Mattei.

Para Fernando Luiz de Nadai Wrobel, coordenador do curso em Foz do Iguaçu, o resultado comprova a qualidade do curso de Direito, assim como a dedicação de professores e acadêmicos. Ele ressalta, ainda, que os resultados se devem também aos professores que, através da continua capacitação, já que atualmente quase a totalidade dos professores concursados do curso de Direito de Foz do Iguaçu, tem doutorado.

MULTIFATORIAL - Os coordenadores dizem que as boas notas têm uma explicação multifatorial. “A seleção inicia ainda no vestibular, cuja concorrência costuma ser alta, passando pelo fato do curso oportunizar uma imersão em pesquisa e extensão, chegando ao grau de excelência do corpo docente e, consequentemente, dos profissionais que formam”, frisam.

Eles acrescentam que receber a nota 5 no Enade e o selo OAB e estar na primeira classificação entre as aprovações da OAB, é uma recompensa para todos envolvidos – professores, alunos e administração da universidade.

“Temos muita responsabilidade na prestação de nosso serviço. Além disso, é maravilhoso ver o empenho dos alunos egressos que se mostraram solidários aos colegas que ficaram na Universidade e que, em última análise, são os mais beneficiados com um bom conceito no Enade”, comentam os coordenadores.

Segundo eles, os alunos se envolvem em estágios na área jurídica desde as séries iniciais e os professores dispõem de carga horária para preparar aulas, participar em eventos e com isto, enriquecer a formação acadêmica.

O diferencial dos cursos é que por serem ofertados por uma universidade oferecem aos alunos a possibilidade de participar de projetos também de pesquisa e extensão. O corpo docente é composto por mestres, doutores e pós-doutores, com vasta experiência profissional e acadêmica, incluindo juízes, procuradores do Estado e Município.

COMUNIDADE - Nos três campus há projetos de ensino, pesquisa e extensão e atividades curriculares. Recebem destaque o, Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e Juventude e Núcleo Maria da Penha e Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), todos com atendimento à comunidade externa, com abrangência em todo o Oeste e Sudoeste do Paraná.