A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná colocou à disposição dos produtores rurais do estado nas últimas semanas uma nova ferramenta para facilitar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A partir de agora, quem é titular de cadastro de exploração pecuária também terá a opção de gerar a GTA sem sair de sua propriedade. Basta se cadastrar no Sistema de Defesa Sanitária Animal. Vale lembrar, no entanto, que é preciso ter acesso à internet para realizar o procedimento.
Para fazer o cadastro no sistema, o produtor deve acessar a página específica do "e-GTA" (www.e-gta.adapar.pr.gov.br). Com as informações inseridas, é gerado um Termo de Adesão que tem de ser levado até a Unidade Local de Sanidade Agropecuária da Adapar. No caso dos produtores rurais de Tamarana, eles precisam procurar o escritório de atendimento da agência no município, que fica na própria Secretaria municipal de Agricultura (Rua Albino Lovo, 85, Centro).
Em seguida, os fiscais da Adapar conferem os dados da propriedade, avaliam suas condições sanitárias e a consistência das informações do cadastro. A partir dessa etapa, está liberado o acesso ao sistema para a obtenção da GTA. O documento é necessário para o transporte de animais para estabelecimentos de abate e também em movimentações entre propriedades. Para saber mais sobre essa iniciativa, os produtores de Tamarana podem ligar no 3398-1972 ou se dirigir até a Secretaria de Agricultura.
CCIR 2017 – Já em âmbito federal, o Incra disponibilizou no começo deste mês o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) de 2017. O documento comprova o cadastro do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e é indispensável para proprietários rurais que precisam ou desejam desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda sua área, utilizar como garantia para tomada de crédito rural e/ou para homologação de partilha amigável ou judicial em espólios.
Para emitir o CCIR, é necessário acessar a página www.incra.gov.br/ccir-ccir. Por ali, também é possível obter mais detalhes a respeito do procedimento. Além disso, a Secretaria de Agricultura de Tamarana está à disposição dos donos de áreas rurais no município para auxiliá-los nessa demanda.
(Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Tamarana)