Executivos das unidades do Sebrae e de agências de fomento da Bahia, Goiás e do Rio de Janeiro, foram recebidos nesta sexta, 19, na Fomento Paraná. O objetivo da visita foi conhecer melhor o funcionamento da parceria entre a instituição e o Sebrae/PR, a partir de uma apresentação feita durante o 1º Encontro das Instituições Financeiras Operadoras do FAMPE – Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, em Brasília, no mês de março.
Na Fomento Paraná eles foram recebidos pelo diretor-presidente, Heraldo Neves, e os diretores de Mercado, Vinícius Rocha, e de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, pelo gerente de Mercado, Luciano Martins, e o assessor Jonny Stica. Eles assistiram a uma apresentação do diretor-presidente sobre o funcionamento da instituição, os números da carteira de crédito, programas, linhas de crédito e projetos em desenvolvimento.
O grupo também conheceu a unidade do Sebrae/PR onde teve oportunidade de participar do Encontro Regional de Agentes de Crédito da Regional Leste, realizado na quinta-feira (18), também na sede do Sebrae em Curitiba.
De acordo com a Fomento Paraná, o evento em Brasília reuniu unidades do Sebrae de todo o país e a explanação do coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra da Silva, sobre como funciona a parceria paranaense despertou interesse de outras unidades do Sebrae. A vinda do grupo a Curitiba buscou aproveitar a realização do encontro regional de agentes de crédito, que permitiu assistir à capacitação dos agentes na prática.
Atualmente a Fomento Paraná conta com 336 municípios parceiros, com agentes de crédito ativos em mais de 290 cidades. Em boa parte destes postos de atendimento o agente de crédito da Fomento Paraná é também agente de desenvolvimento, trabalhando na Sala do Empreendedor do Sebrae. A rede de agentes de crédito é a principal entrada de propostas de microcrédito na Fomento Paraná. Em 2023 a rede de intermediou aproximadamente 9 mil contratos que somaram R$ 92 milhões em crédito liberado para pequenos negócios.
Para o coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da Desenbahia, José Paulo Crisóstomo, a visita ao Paraná trouxe uma visão de que é possível ampliar a relação com o Sebrae. “O interesse de vir aqui foi justamente entender como funciona a Fomento, a experiência de trabalho de vocês, que hoje é uma referência interessante para o Brasil e como nós podemos avançar mais ainda com relação a essa questão do microcrédito, apoiando as microempresas e os empreendedores”, afirmou “Foi uma experiência extraordinária que nós vimos aqui nesses dois dias.”
O gerente executivo da AGERIO, Brunno de Oliveira, descreveu a visita a Curitiba como um evento extraordinário. “Pudemos participar do encontro dos agentes de crédito, conhecer toda essa estrutura e esse tempo todo de atuação em parceria, essa experiência. Então foi um aprendizado enorme pra mim poder participar dessa essa experiência”, afirmou Oliveira.
A AGERIO trabalha com uma estrutura que envolve sessenta empresas parceiras como correspondentes mais de cem agentes de crédito atuando em diferentes municípios do Rio de Janeiro, incluindo convênios com prefeituras para ter agentes de crédito nas salas do empreendedor, assim como acontece no Paraná. “Verificamos que tem muito espaço ainda, muita oportunidade, pra gente melhorar”, concluiu.
Participaram da visita à Fomento Paraná Liliane Santos Rocha, Analista Técnica, do Sebrae/BA; José Paulo Ferreira, coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias, e Marcos Lopes Fontes, da Gerência de Microfinanças da Desenbahia; George de Souza Toledo, gestor estadual do Programa Conexão Financeira e Danillo Augusto Dunck, gestor Regional Sul, do Sebrae/GO; Vinícius Luzm, diretor de Operações e Alexsander Linhares, gerente de Parcerias e Operações Estruturadas da Goiás Fomento; Brunno Eudes de Oliveira, gerente executivo da AgeRio e Marcos Antônio de Souza Mendes, coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae/RJ; Alissele Liceski, gestora de Acesso a Serviços Financeiros da Regional Leste de Curitiba, Juliana Sovinski e Daniel Veiga, do Sebrae/PR.