O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta terça-feira (17), dez caminhões ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil do Paraná para o combate a incêndios. Com um investimento de R$ 8,09 milhões, o governo adquiriu quatro veículos para o Corpo de Bombeiros e seis para a Defesa Civil, em uma ação que faz parte do pacote para enfrentar a estiagem no estado, que também inclui a capacitação de 500 brigadistas.
Além dos caminhões, o governo anunciou a contratação de dois aviões para auxiliar no combate a incêndios florestais em áreas de proteção e parques estaduais. Desde 4 de setembro, o Paraná está em situação de emergência devido à seca. Municípios afetados podem acessar até R$ 5 milhões do Fundo para Calamidades Públicas (Fecap) para alugar caminhões-pipa, adquirir cisternas, combustíveis e cestas básicas.
Os caminhões para o Corpo de Bombeiros serão destinados a Goioerê, Loanda, Piên e Manoel Ribas, enquanto os veículos da Defesa Civil atenderão Siqueira Campos, Roncador, Candói, Reserva, Capitão Leônidas Marques e Nova Aurora. Esses novos veículos se somam aos 30 caminhões entregues ao longo de 2023.
"O reforço é crucial neste momento desafiador, com mais 60 dias de tempo seco previstos", destacou Ratinho Junior. Os caminhões possuem motobombas, tanques de 6 mil litros e canhão monitor de teto para facilitar o combate a incêndios a longas distâncias.
O coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil, destacou a modernização dos postos comunitários, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco, enfatizou a importância da renovação da frota para fortalecer o trabalho conjunto com a Defesa Civil. Já o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, reforçou que iniciar incêndios é crime e que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão atuando para responsabilizar os culpados.
Mesmo após as chuvas recentes, a previsão é de retorno das altas temperaturas e tempo seco. Segundo a Defesa Civil, 12 dos primeiros 15 dias de setembro apresentaram alto risco de incêndio, com 11 mil focos registrados no estado desde o início do ano.
O diretor de Operações da Defesa Civil de Nova Aurora, André Alves de Oliveira, destacou a importância do novo caminhão para ampliar a capacidade de resposta na região, especialmente em cidades distantes como Cafelândia, Iracema do Oeste e Corbélia, onde a Defesa Civil realiza os primeiros atendimentos.