Paraná

Governo Federal coloca Paraná em alerta de emergência hídrica por três meses

28 mai 2021 às 09:38

O governo vai emitir alerta de emergência hídrica por um período de no mínimo três meses para o Paraná. A informação é do Jornal Estadão. Segundo a publicação, o alerta deve durar de junho a setembro. Além do Paraná, outros quatro estados que ficam na bacia do Rio Paraná também têm previsão de pouco volume de chuvas: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A bacia concentra parte da produção agropecuária e grandes hidrelétricas. Nesses locais, a situação é classificada como "severa".

Desde a criação dos serviços meteorológicos do país, há 111 anos, houve um alerta como esse.  A ação vai de encontro com o que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, disseram  sobre o Brasil enfrentar a maior crise hídrica dos últimos tempos.

O alerta, deve ser divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), órgãos federais ligados à meteorologia, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

"Estudos realizados pelo SNM de acompanhamento meteorológico para o setor elétrico brasileiro alertam que as perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do País, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas. A previsão climática elaborada indica para o período junho-julho-agosto 2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática", informam.